Primeiro simulado on-line do Enem acontece neste sábado

HORA-DO-ENEM-5555-1100x600O MEC oferecerá, aos alunos do terceiro ano do ensino médio, simulado on-line de preparação para o Enem. O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Exame. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril.

Para este primeiro teste, serão oferecidos 120 mil pontos de internet em todo o país. Tratam-se de locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h (de Brasília) do dia 30.

Os alunos do último ano do ensino médio que dispõem de acesso à internet podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios. A diferença é que o simulado on-line, para esses participantes, ficará disponível de zero hora até as 20h deste sábado, 30. Mas, a partir do momento de início do exame on-line, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.

O simulado on-line do Enem é importante para que o estudante saiba como anda seu aprendizado. O rendimento permite à plataforma de estudos traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria. O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia. Com o simulado, o estudante recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no Enem.

Esse recurso permitirá ao estudante saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no seu aprendizado, para que ele possa alcançar a vaga desejada na educação superior. Isso é possível porque a plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.

Simulados – Além do provão deste sábado, 30, estão previstos outros três simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto, e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.

Plataforma – A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. O sistema está disponível na internet desde o dia 5 de abril. O estudante informa o curso que quer fazer; em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis.

Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que poderão ser assistidas, a partir do dia 30 de abril, no espaço denominado MECFlix. A TV Escola também vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios.

A exibição do TV Hora do Enem será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.

Enem – As inscrições para a edição do Exame, neste ano, começam em 9 de maio próximo. O prazo vai até as 23h59 do dia 20 de maio. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.

Confira o edital do Enem.

Confira outras informações na página do Hora do Enem.

Texto: Assessoria de Comunicação Social/MEC, com adaptações.

Imagem: Divulgação/MEC.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 27 de abril de 2016, às 16:30 por Nicole Trevisol.