PRODHS debate assuntos estudantis

define thinking, generic lioresal. SAMSUNG CAMERA PICTURESNos dias 19 e 20 de novembro, no IFC CA?mpus Blumenau, aconteceu a reuniA?o de Assuntos Estudantis com as equipes de profissionais do ServiA�o Social, Psicologia, NutriA�A?o e membros da ComissA?o GT Cultura. O objetivo do encontro tA�cnico foi planejar as aA�A�es de 2015 e realizar a avaliaA�A?o das aA�A�es de 2014.

Estiveram presentes cerca de 40 servidores dos cA?mpus Araquari, Blumenau, Brusque, CamboriA?, ConcA?rdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira, alA�m da equipe da PrA?-reitoria de Desenvolvimento Humano e Socsial (PRODHS).

Estavam presentes assistentes sociais, nutricionistas, piscolA?gos e participantes do GT Cultura. A reuniA?o foi dividida conforme interesses a serem debatidos pelas categorias:

Assistentes Sociais: avaliaA�A?o das aA�A�es realizadas em 2014; finalizar o Edital do Programa de AssistA?ncia Estudantil (PAE 2015) e construir as InstruA�A�es Normativas que regem as aA�A�es da ComissA?o de AnA?lise SocieoeconA?mica. AlA�m disso, foram discutidos os critA�rios de acesso aos auxA�lios estudantis e a forma de anA?lise documental dos estudantes em vulnerabilidade social.

Atualmente, o Programa atende cerca de 2.200 estudantes, o que contribui para a permanA?ncia e o bom desempenho acadA?mico dos estudantes no IFC. Os auxA�lios sA?o divididos entre auxA�lio Moradia; PermanA?ncia I e PermanA?ncia II, visando atender suas despesas de moradia, alimentaA�A?o, transporte, material didA?tico, entre outros.

GT de NutriA�A?o: foram abordados temas referentes A� alimentaA�A?o e nutriA�A?o dos estudantes do IFC, com destaque A�s normativas do Programa Nacional de AlimentaA�A?o Escolar, que deverA? ter sua execuA�A?o iniciada pelo IFC, objetivando proporcionar o acesso A� alimentaA�A?o saudA?vel no ambiente institucional e desenvolver aA�A�es de promoA�A?o e proteA�A?o A� saA?de, atravA�s de medidas de educaA�A?o nutricional e do acompanhamento de demandas nutricionais especA�ficas.

PsicA?logos: realizado o primeiro encontro dos PsicA?logos do IFC. Desde outubro, o IFC possui um psicA?logo por cA?mpus que desenvolvem aA�A�es em prol do bom desenvolvimento pessoal e acadA?mico dos estudantes. Nesta reuniA?o foi possA�vel o compartilhamento das experiA?ncias profissionais entre os psicA?logos, tambA�m foi possA�vel discutir as possibilidades de trabalho dos psicA?logos no A?mbito educacional. Este encontro foi importante para que os profissionais tivessem a oportunidade de conhecer a realidade dos outros cA?mpus e pudessem discutir as possibilidades de ampliaA�A?o da atuaA�A?o profissional da categoria.

GT Cultura: O GT Cultura reuniu-se para planejar aA�A�es para 2015. Um dos temas abordados foi quanto a organizaA�A?o e realizaA�A?o do IFCULTURA 2015, encontro cultural do IFC. O GT discutiu tambA�m a proposiA�A?o e elaboraA�A?o de ResoluA�A?o e Edital com objetivo de ampliar e fomentar as atividades culturais, esportivas e de lazer no IFC. TambA�m foi abordado a participaA�A?o do IFC no III FA?rum Mundial de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (FMEPT), que estA? programado para os dias 26 a 29 de maio de 2015 em Recife. Foi apresentado o a�?Edital mais cultura nas Universidadesa�?, o qual contempla Planos de Cultura e pela, primeira vez, A� estendido aos Institutos Federais.

* InformaA�A�es PRODHS.

** Foto: DivulgaA�A?o PRODHS.

Deixe um comentário