Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

PRODHS debate assuntos estudantis

SAMSUNG CAMERA PICTURESNos dias 19 e 20 de novembro, no IFC Câmpus Blumenau, aconteceu a reunião de Assuntos Estudantis com as equipes de profissionais do Serviço Social, Psicologia, Nutrição e membros da Comissão GT Cultura. O objetivo do encontro técnico foi planejar as ações de 2015 e realizar a avaliação das ações de 2014.

Estiveram presentes cerca de 40 servidores dos câmpus Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira, além da equipe da Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Socsial (PRODHS).

Estavam presentes assistentes sociais, nutricionistas, piscológos e participantes do GT Cultura. A reunião foi dividida conforme interesses a serem debatidos pelas categorias:

Assistentes Sociais: avaliação das ações realizadas em 2014; finalizar o Edital do Programa de Assistência Estudantil (PAE 2015) e construir as Instruções Normativas que regem as ações da Comissão de Análise Socieoeconômica. Além disso, foram discutidos os critérios de acesso aos auxílios estudantis e a forma de análise documental dos estudantes em vulnerabilidade social.

Atualmente, o Programa atende cerca de 2.200 estudantes, o que contribui para a permanência e o bom desempenho acadêmico dos estudantes no IFC. Os auxílios são divididos entre auxílio Moradia; Permanência I e Permanência II, visando atender suas despesas de moradia, alimentação, transporte, material didático, entre outros.

GT de Nutrição: foram abordados temas referentes à alimentação e nutrição dos estudantes do IFC, com destaque às normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que deverá ter sua execução iniciada pelo IFC, objetivando proporcionar o acesso à alimentação saudável no ambiente institucional e desenvolver ações de promoção e proteção à saúde, através de medidas de educação nutricional e do acompanhamento de demandas nutricionais específicas.

Psicólogos: realizado o primeiro encontro dos Psicólogos do IFC. Desde outubro, o IFC possui um psicólogo por câmpus que desenvolvem ações em prol do bom desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Nesta reunião foi possível o compartilhamento das experiências profissionais entre os psicólogos, também foi possível discutir as possibilidades de trabalho dos psicólogos no âmbito educacional. Este encontro foi importante para que os profissionais tivessem a oportunidade de conhecer a realidade dos outros câmpus e pudessem discutir as possibilidades de ampliação da atuação profissional da categoria.

GT Cultura: O GT Cultura reuniu-se para planejar ações para 2015. Um dos temas abordados foi quanto a organização e realização do IFCULTURA 2015, encontro cultural do IFC. O GT discutiu também a proposição e elaboração de Resolução e Edital com objetivo de ampliar e fomentar as atividades culturais, esportivas e de lazer no IFC. Também foi abordado a participação do IFC no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que está programado para os dias 26 a 29 de maio de 2015 em Recife. Foi apresentado o “Edital mais cultura nas Universidades”, o qual contempla Planos de Cultura e pela, primeira vez, é estendido aos Institutos Federais.

* Informações PRODHS.

** Foto: Divulgação PRODHS.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 26 de novembro de 2014, às 13:42 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: