ProdocA?ncia debate formaA�A?o de professores e a escola pA?blica

prodocencia2a�?A formaA�A?o de professores e a articulaA�A?o com a escola pA?blicaa�? abriu os debates do III SeminA?rio do ProdocA?ncia (Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas), realizado nos dias 23 a 25 de marA�o, no Instituto Federal Catarinense CA?mpus CamboriA?. Com a participaA�A?o de professores de todos os cA?mpus do IFC, o ProdocA?ncia discutiu a relaA�A?o entre a teoria e a prA?tica com o viA�s do fortalecimento da educaA�A?o pA?blica e do ensino das licenciaturas.

Durante a abertura, o diretor-geral do cA?mpus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber, destacou a qualidade ofertada no ensino da instituiA�A?o e a relaA�A?o com os momentos de formaA�A?o contA�nua dos professores, como ocorre no SeminA?rio. O reitor substituto, Neri Golinski, em discurso, tambA�m relatou o orgulho do trabalho realizado pelo IFC em prol das licenciaturas.

De acordo com uma das coordenadoras institucionais do ProdocA?ncia, Solange Zotti, o Programa iniciou em 2014 e estA? previsto para terminar em fevereiro de 2016. a�?Queremos fortalecer as licenciaturas e, consequentemente, melhorar a formaA�A?o dos alunos da educaA�A?o bA?sicaa�?, destacou Solange.

wake county schools assignment, buy lioresal online.

A proposta final do Programa, segundo Solange, A� a publicaA�A?o de um livro sobre as experiA?ncias e reflexA�es vivenciadas pelos docentes e acadA?micos dos cursos de licenciatura do Instituto. a�?Esse vai ser o nosso desafio. A obra, com certeza, vai trazer uma contribuiA�A?o muito grande nA?o sA? para o IFC, mas para todas as escolas pA?blicasa�?, afirmou a coordenadora.

A quarta ediA�A?o do SeminA?rio do ProdocA?ncia jA? estA? em fase de organizaA�A?o e estA? prevista para acontecer em novembro, no cA?mpus Rio do Sul.

Sobre o Programa:

O Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas (ProdocA?ncia) A� uma aA�A?o da Capes cuja finalidade A� o fomento A� inovaA�A?o e A� elevaA�A?o da qualidade dos cursos de formaA�A?o para o magistA�rio da EducaA�A?o BA?sica, na perspectiva de valorizaA�A?o da carreira docente.

No A?mbito deste Programa, atualmente o IFC tem o Projeto a�?Tempos e EspaA�os de FormaA�A?o docente e inovaA�A?o pedagA?gicaa�?, que visa refletir e repensar as concepA�A�es e a organizaA�A?o dos cursos de licenciatura do IFC.

A proposta objetiva constituir tempos e espaA�os de encontros pedagA?gicos com a finalidade de promover a formaA�A?o contA�nua dos professores formadores e contribuir com a melhoria do processo de formaA�A?o de professores da educaA�A?o bA?sica.

Saiba maisA�aqui.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.