Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Produção científica do IFC aborda conversor CC-CC

cccc_artigoEstudantes e professores do IFC – Campus Luzerna desenvolveram uma atividade de pesquisa que rendeu publicação e apresentação do trabalho intitulado DC-DC converter for photovoltaic systems. A ação aborda o projeto e a implementação de um conversor CC-CC para aplicações em sistemas de geração fotovoltaica e foi publicada em março deste ano em formato de artigo na biblioteca digital IEEE Xplore Digital Library (principal ferramenta para busca e acesso ao conteúdo técnico e científico publicado pelo IEEE e outras instituições parceiras). Ainda, o trabalho foi apresentado em novembro de 2016 na 12ª Conferência Internacional Induscon, realizada em Curitiba, atividade custeada por meio do Edital 58/2016 que visa auxiliar a apresentação e a publicação de trabalhos ou artigos em eventos científicos.

O trabalho é de autoria dos professores Tiago Dequigiovani e Marcos Fiorin, e dos acadêmicos Samuel Pinheiro, Cleyton Paz e Felipe Jung. De acordo com o professor Tiago, esse tipo de equipamento é necessário uma vez que a tensão gerada pelas placas fotovoltaicas não está padronizada para a conexão de cargas (como aparelhos eletrônicos, iluminação, equipamentos industriais, etc). “É necessária uma etapa de adequação da tensão gerada para a necessidade de cada carga. O conversor desenvolvido também pode ser utilizado para o armazenamento de energia em baterias”, explica o docente.

Tiago destaca que o artigo já havia sido publicado nos anais do evento em que foi inicialmente apresentado. Com a publicação na plataforma digital, mais pessoas terão acesso à pesquisa feita no IFC, dando maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos noCampus Luzerna e colocando a instituição, mais uma vez, em lugar de destaque dentro da área da engenharia. “O IEEE Xplore proporciona o acesso a mais de 4 milhões de trabalhos completos, incluindo algumas das publicações mais citadas na área de engenharia elétrica, ciências da computação e eletrônica”, ressalta o professor.

Confira AQUI o artigo completo

*Texto: Cecom/Luzerna, com adaptações da Cecom/Reitoria.

**Imagem: Reprodução internet.

 

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 23 de março de 2017, às 19:00 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: