Proex busca parceria com Taiwan

Embaixada Taiwan 01O pró-reitor de Extensão do IFC, Fernando Garbuio, esteve no dia 15/02 em uma reunião com o embaixador de Taiwan no Brasil, Isaac Tsai, e a assessoria do deputado federal Mauro Mariani. O encontro aconteceu no Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, localizado em Brasília (DF), e teve o objetivo de estudar parcerias entre o IFC e universidades de Taiwan envolvendo servidores e estudantes do IFC em projetos de intercâmbio.

A busca por uma instituição de ensino catarinense se dá devido ao fato de Taiwan já possuir uma relação de negócios com as indústrias do setor têxtil de Santa Catarina. “Eles esperam ampliar essa relação promovendo a aproximação do IFC com as universidades de Taiwan. Nesse momento o IFC está atuando na otimização das áreas de interesse em busca de afinidade com as universidades de lá”, conta ele.

Além disso, o embaixador destacou que Taiwan é referência mundial em mobilidade urbana, tecnologia de informação e aquicultura. “A principal interação ocorreria na realização de projetos e programas de pós-graduação nas áreas de interesse, envolvendo estudantes e servidores do IFC na troca de experiência e produção de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão”, reforça o pró-reitor.

Segundo Garbuio ações dessa natureza visam ampliar e fortalecer a internacionalização do IFC, que possui parcerias com os EUA, a Alemanha, Portugal, Holanda e Finlândia. “Temos muitos ganhos com a internacionalização, como a inserção dos alunos na comunidade acadêmica internacional, a troca cultural e científica. Academicamente, a extensão do IFC fomentar a construção do conhecimento na formação dos estudantes ao estarem em contato com a sociedade catarinense, além de entrar ao mercado profissionais mais qualificados”, finaliza ele..

Como encaminhamento da reunião, definiu-se que o IFC encaminhará um ofício à Embaixada de Taiwan informando as áreas de interesse da instituição, ficando a Embaixada encarregada de realizar o contato com o Ministério da Educação em Taiwan. Existe a possibilidade do embaixador visitar o IFC, ainda sem data definida.

*Texto: Cecom/Reitoria.

** Foto: Divulgação.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017, às 20:34 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).