Professor César Nunes ministra palestra em Rio do Sul

palestra1No dia 24/04, no auditório da Unidade Urbana do IFC Câmpus Rio do Sul, servidores e convidados assistiram a palestra ministrada por César Nunes,  doutor e  professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O palestrante trouxe a Rio do Sul o tema “Esclarecer os afetos e sensibilizar os conhecimentos: Educar para a humanização, a educação e a escola diante do Plano Nacional da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacional e dos novos sujeitos sociais”. Destacando-se por estudos e pesquisa na área de formação de professores, política educacional, sexualidade e educação, além de mais de 30 anos de experiência, Nunes diz que “a escola brasileira tem uma configuração moderna recente” e propôs uma avaliação sobre o sistema didático brasileiro.
De acordo com o professor, há necessidade de se entender que a escola mudou e o autoritarismo na sala de aula está fadado a acabar. Segundo ele, a escola não pode ser um laboratório para trabalho somente, e precisa de um programa de suplementação pedagógica que prepare o aluno para a fraternidade e solidariedade. “Professor que respeita o aluno, muda a forma de ensinar para que o aluno aprenda”, afirma ele.
Contando fatos da sua vida e ilustrando com os métodos educacionais de educação, Nunes emocionou por várias vezes o público presente, fazendo uma reflexão das atitudes aplicadas em sala de aula. “Precisamos motivar os nossos alunos e mostrar a eles o caminho, jamais desacreditando nas suas capacidades”, salientou ele.
Ao final da palestra, o diretor-geral Oscar Harthmann e o diretor do departamento de ensino, Orlando Cristofolini, fizeram uma homenagem ao palestrante e professor, convidando o mesmo a retornar outras vezes a Rio do Sul. “Foi um grande prazer poder ouvir suas experiência e propiciar uma reflexão a todos os educadores do IFC”, completou Orlando.

palestra2

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 14 de maio de 2015, às 14:46 por Nicole Trevisol.