Professor de Fraiburgo ministra palestra sobre o Contestado

palestra-fraiburgo2No dia 28 de abril, o IFC CA?mpus Videira promoveu um evento sobre os 100 anos do Contestado. Os palestrantes convidados foram o Historiador e Coordenador do Museu de TaquaruA�u, Pedro Aleixo Felisbino, que abordou sobre a a�?A Guerra do Contestado em TaquaruA�ua�?, e Ivan Carlos Serpa, professor de HistA?ria do CA?mpus Fraiburgo, que ministrou o tema a�?Contestado, Restos Mortais: o que o passado tem a ver com nossas vidas hoje?a�?.
Os alunos Fernando Regorini e Matheus Giusti, do 2A? ano do TA�cnico Integrado de InformA?tica do IFC Videira, destacaram a importA?ncia do evento. a�?Contribuiu para o nosso aprendizado porque foi um movimento que marcou a nossa regiA?oa�?, relataram os alunos.
O evento contou tambA�m com a exposiA�A?o “Contestado Restos Mortais a�� PeA�as do Museu de TaquaruA�u”.

Sobre a Guerra do Contestado

Conflito que vigorou entre as fronteiras do ParanA? e Santa Catarina entre 1912 e 1916, em uma A?rea povoada por sertanejos. Uma populaA�A?o carente, sem terras e que sofria por falta de alimentos. Existia uma forte opressA?o por parte dos fazendeiros, masA�os sertanejos subsistiam sob sua opressA?o e a de duas empresas americanas que operavam na regiA?o: Brazil Railway, responsA?vel pela implantaA�A?o da via ferroviA?ria que uniu o Rio Grande do Sul a SA?o Paulo, e uma madeireira.
Essa situaA�A?o revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua caracterA�stica sociopolA�tica. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges a�� religiosos que peregrinavam pelo sertA?o. No ano de 1912, um monge, conhecido como JosA� Maria , une-se aos sertanejos revoltados.
O governo federal nA?o viu com bons olhos o trabalho de JosA� Maria, que passou a representar um risco para a ordem e seguranA�a da regiA?o. Ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Em novembro de 1912 ocorreu a batalha de Irani, a qual marcou este conflito e desencadeou na morte do monge JosA� Maria. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu lA�der, partem para o extremo, dando inA�cio a uma guerra civil.
A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do A?ltimo reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisA?o.

palestra-fraiburgo3 palestra-fraiburgo

* Texto e fotos: CECOM/Fraiburgo.

dissertation meaning, acquire dapoxetine.