Professor do Campus Camboriú conta experiência sobre palestra em Guiné-Bissau

Depois de ter palestrado em várias escolas de Guiné-Bissau, o professor Marcelo da Silva conta como foi a experiência de seis dias no continente africano. “Vivi intensamente a educação”, disse. Durante a jornada, o docente do Campus Camboriú realizou debates sobre a educação na atualidade para professores universitários do país, na Universidade Lusófona da Guiné, e também para docentes de escolas de educação básica. “Palestrei sobre o tema “Gestão de sala de aula, aprendizagem e como potencializar o ensino”, na Embaixada brasileira em Guiné”, contou.

Além das palestras para professores, Marcelo também circulou pelas cidades do interior para conversar com alunos e ministrar aulas de Geografia. “A experiência foi incrível, além de partilhar experiências aprendi muito com o povo de Guiné-Bissau. Recebemos a homenagem máxima do país, “a roupa de Pente”, feita artesanalmente e de grande valor patrimonial dos guineenses”, disse. O traje, segundo o docente, é utilizado apenas em ocasiões especiais, como homenagens a chefes de Estado, casamentos tradicionais e homenagens para quem eles demonstram grande respeito e admiração.

No Brasil, o professor já desenvolve algumas ações assim – ligadas aos projetos de extensão -ministrando palestras em escolas públicas e aulões especiais para o exame do ENEM. “Buscarei realizar todos os anos ações deste tipo. Irei recrutar mais professores para que juntos possamos ir realmente onde mais precisam. Como no sertão nordestino, na região amazônica, entre outros locais”, finalizou.

Confira o vídeo do professor sobre as “Dez lições que aprendi em Guiné-Bissau”:

Texto: Cecom/Camboriú/Marília Massochin
Imagem: Arquivo Pessoal/Marcelo da Silva