Professor do IFC Ibirama recebe Menção Honrosa

premio-guerreiro-ramos-2O servidor, do Campus Ibirama, André Luiz Kopelke recebeu Menção Honrosa pelo artigo Relatos e teses de quatro interlocutores na UFSC e USC, produzido em coautoria com Sérgio Luis Boeira e apresentado ao Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública, concedido pelo Conselho Federal de Administração. A cerimônia de entrega foi realizada no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, em Florianópolis, no dia 16 de dezembro de 2016.

Kopelke concorreu na modalidade Pesquisador, e seu trabalho aborda o resgate histórico sobre aspectos da vida de Alberto Guerreiro Ramos a partir de entrevistas realizadas com interlocutores que conviveram com o sociólogo brasileiro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na University of Southern California (USC) no final dos anos 1970 e início dos anos 1980.

O Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública foi instituído pelo Conselho Federal de Administração em 2010 e tem por finalidade a divulgação e a valorização dos estudos e ações de gestores públicos, bem como de estudantes e professores que pesquisam e estudam as obras de Alberto Guerreiro Ramos (Santo Amaro da Purificação – BA, 1915-1982), que se destacou por sua grande relevância política e acadêmica. Seu trabalho foi considerado por Pitirim Sorokin uma contribuição para o progresso das Ciências Sociais em nível mundial.

Guerreiro Ramos foi professor visitante da UFSC, professor da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) da FGV e dos cursos de Sociologia e Problemas Econômicos e Sociais do Brasil, promovidos pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). Em 1955, foi conferencista visitante da Universidade de Paris. Nos anos de 1972 e 1973, foi visiting fellow da Yale University e professor visitante da Wesleyan University. Guerreiro Ramos deixou o país em 1966, radicando-se nos Estados Unidos, local em que passou a lecionar na Universidade do Sul da Califórnia.

*Texto e imagens: Divulgação/Ibirama.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 20 de dezembro de 2016, às 16:57 por Nicole Trevisol.