Professor do IFC Luzerna recebe premiação por artigo sobre empreendedorismo

Illyushin Zaak Saraiva, professor do IFC Campus Luzerna, recebeu o certificado do II Prêmio IESLA de Produção Acadêmico-Científica, pelo artigo “Mapa Ambiental Escolar: Empreendedorismo, Conscientização, Instrumentalização de Estudantes para a Pesquisa”, publicado nos Anais do VIII Workshop da Rede Emprendesur – Empreendedores Universitários Latinoamericanos, em 2015.

“O objetivo do artigo premiado foi apresentar uma proposta metodológica para educação empreendedora, sob o viés do empreendedorismo social, sob cuja perspectiva os estudantes do ensino médio adotam um papel ativo no mapeamento ambiental das comunidades no entorno doas escolas públicas, detectando carências e situações críticas, e propondo soluções a serem adotadas pela própria comunidade e por autoridades”, explica o professor.

Artigo é fruto do projeto de pesquisa “Empreendedorismo e Gestão Universitária na Educação Tecnológica”, realizado entre 2014 e 2016, com financiamento pelo IFC Campus Luzerna. Coordenado por Saraiva, o projeto contou ainda com servidores do campus: Ricardo Antonello, Mário Wolfart Jr., Antônio Ribas Neto, Eduardo Butzen, Ewerton Luiz da Silva, Giordana Ferreira de Oliveira Caramori, Gisele Vian e Jessé de Pelegrin, além do estudante de Engenharia de Controle e Automação, Ruan Diego Bevilaqua.

“Dentro da temática da gestão e avaliação da educação tecnológica pública, o projeto teve especial enfoque sobre o Empreendedorismo Universitário, notadamente por iniciativas interdisciplinares que já fossem ou que viessem a ser praticadas no IFC Campus Luzerna com o objetivo de formar, capacitar e estimular nos alunos de cursos tecnológicos, nas áreas de Segurança do Trabalho, Mecânica e Automação Industrial, a reflexão e a ação empreendedora”, conclui Saraiva.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães