Professor do IFC realiza seminários no Reino Unido

Seminario-JuniorO professor do Campus Avançado Sombrio Vanderlei Freitas Júnior realizou em novembro de 2015 a apresentação de seminários em universidades do Reino Unido. A atividade acadêmica e profissional, intitulada “Ontologia para representação de texto no contexto de indicadores de desempenho”, contou com a participação de 50 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes de doutorado de duas universidades do Reino Unido: Aston University (Birmingham) e Open University (Milton Keynes).

Segundo Júnior, a realização de seminário para os pesquisadores do Reino Unido é visto como uma atividade importante para o fomento da pesquisa entre as instituições britânicas. “Esta valorização se dá em razão da oportunidade de compartilhar o conhecimento de forma dinâmica, através do debate proporcionado pelo seminário”, revela.

A experiência adquirida pelo docente se refletirá em trabalhos futuros de ensino, pesquisa e extensão. “Os contatos realizados no exterior produzem uma infinidade de possibilidades de pesquisa, inclusive a partir do intercâmbio de estudantes e docentes. Diversos encaminhamentos para pesquisas futuras foram realizados com pesquisadores do Reino Unido e de países como China, Japão, Espanha, França, Holanda e alguns brasileiros” ressalta o professor.

Para Júnior a presença de um professor do IFC em um ambiente acadêmico produtivo traz visibilidade para o Instituto, uma vez que desperta o interesse daqueles pesquisadores e das instituições em conhecer o modelo dos IFs, bem como o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros nas universidades estrangeiras.

MAIS

Os seminários foram resultados do trabalho desenvolvido por conta da visita do professor do IFC ao Reino Unido, durante os meses de junho e dezembro de 2015, quando esteve vinculado à Aston University realizando parte de seu doutorado. O pesquisador é professor do IFC Campus Avançado Sombrio e concluiu o doutorado em Engenharia do Conhecimento junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) este mês (fev/2016).

tese-Junior

*Informações e fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 16 de fevereiro de 2016, às 17:46 por Nicole Trevisol.