Professor do IFC serA? A?rbitro no Rio 2016

Deivis Frainer, Elza Maria Santos, Aline Dutra, ClA?udia Matos e MA?rcia Zanon Benetti (da esquerda para a direita): A?rbitros de atletismo de SC.

O professor de EducaA�A?o FA�sicaA�Deivis Elton Schlickmann Frainer, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau, farA? parte do grupo de profissionais que atuarA?o como A?rbitros nos Jogos OlA�mpicos do Rio de Janeiro deste ano. A confirmaA�A?o veio por meio de ofA�cio enviado pelo ComitA? Organizador da OlimpA�ada no Brasil. Frainer A� um dos 10 A?rbitros catarinenses selecionados para atuar nos Jogos OlA�mpicos e ParalA�mpicos.

Uma das exigA?ncias para integrar o corpo A?rbitro A� ter o tA�tulo de A?rbitro internacional. AlA�m disso, foi necessA?rio participar dos eventos-teste deste ano, que foram os Jogos Ibero-americanos de Atletismo e o Grand Prix Internacional de Atletismo ParalA�mpico.

Frainer iniciou a trajetA?ria no atletismo aos 9 anos de idade, mas sua primeira competiA�A?o oficial foi com 11 anos na prova de marcha atlA�tica. A partir disso, foi campeA?o estadual em todas as categorias, integrou a seleA�A?o catarinense de 1995 a 2001. Foi duas vezes vice-campeA?o brasileiro em provas de pista e de rua. Em 2001, iniciou o curso de EducaA�A?o FA�sica na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Um ano depois, concluiu os estA?gios e comeA�ou a carreira como A?rbitro na categoria A. Passou para a categoria B, em 2007, e para a C, em 2011. No ano passado, recebeu o convite para integrar a International Association of Athletics Federations (IAAF), quadro internacional de A?rbitros. Com isso, o professor do IFC realizou a prova para o nA�vel I da IAAF, que o credenciou a atuar como A?rbitro nas OlimpA�adas 2016.

A cerimA?nia de abertura dos Jogos OlA�mpicos 2016, que acontece no Rio de Janeiro, estA? marcada para as 20 horas do dia 05 de agosto de 2016. “A� a realizaA�A?o de um sonho e tambA�m uma grande responsabilidade representar a cidade e o paA�s no maior evento esportivo do mundo”, relata Frainer.

Veja todas as informaA�A�es sobre as OlimpA�adasA�2016 emA� powerpoint website, clomid online. https://www.rio2016.com/

Veja reportagem completa realizada pelo O Blumenauense abaixo.

Professor de Blumenau será árbitro do Atletismo nas Olimpíadas Rio 2016

*Texto: Gisele Silveira/O Blumenauense.

**Fotos: DivulgaA�A?o.