Professor do IFC será árbitro no Rio 2016

Deivis Frainer, Elza Maria Santos, Aline Dutra, Cláudia Matos e Márcia Zanon Benetti (da esquerda para a direita): árbitros de atletismo de SC.

O professor de Educação Física Deivis Elton Schlickmann Frainer, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau, fará parte do grupo de profissionais que atuarão como árbitros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deste ano. A confirmação veio por meio de ofício enviado pelo Comitê Organizador da Olimpíada no Brasil. Frainer é um dos 10 árbitros catarinenses selecionados para atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Uma das exigências para integrar o corpo árbitro é ter o título de árbitro internacional. Além disso, foi necessário participar dos eventos-teste deste ano, que foram os Jogos Ibero-americanos de Atletismo e o Grand Prix Internacional de Atletismo Paralímpico.

Frainer iniciou a trajetória no atletismo aos 9 anos de idade, mas sua primeira competição oficial foi com 11 anos na prova de marcha atlética. A partir disso, foi campeão estadual em todas as categorias, integrou a seleção catarinense de 1995 a 2001. Foi duas vezes vice-campeão brasileiro em provas de pista e de rua. Em 2001, iniciou o curso de Educação Física na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Um ano depois, concluiu os estágios e começou a carreira como árbitro na categoria A. Passou para a categoria B, em 2007, e para a C, em 2011. No ano passado, recebeu o convite para integrar a International Association of Athletics Federations (IAAF), quadro internacional de árbitros. Com isso, o professor do IFC realizou a prova para o nível I da IAAF, que o credenciou a atuar como árbitro nas Olimpíadas 2016.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, que acontece no Rio de Janeiro, está marcada para as 20 horas do dia 05 de agosto de 2016. “É a realização de um sonho e também uma grande responsabilidade representar a cidade e o país no maior evento esportivo do mundo”, relata Frainer.

Veja todas as informações sobre as Olimpíadas 2016 em https://www.rio2016.com/

Veja reportagem completa realizada pelo O Blumenauense abaixo.

Professor de Blumenau será árbitro do Atletismo nas Olimpíadas Rio 2016

*Texto: Gisele Silveira/O Blumenauense.

**Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 27 de julho de 2016, às 13:06 por Nicole Trevisol.