Professora e aluno do IFC publicam em Revista CientA�fica

O artigo “A influA?ncia da percepA�A?o da qualidade para a gestA?o de eventos turA�sticos: o caso do 26A? Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) a�� Brasil”, de autoria da professora Maria EmA�lia Martins da Silva e do acadA?mico Gilberto da Rosa GonA�alves foi publicado na Revista CientA�fica VisA?o e AA�A?o (Qualis B2) do Curso de PA?s-graduaA�A?o Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do ItajaA� (UNIVALI), em agosto de 2015. O manuscrito compA�e um dos resultados do projeto de pesquisa desenvolvido no Festival de Balonismo de Torres (RS), pelo 2A? ano consecutivo, por meio de uma parceria institucional entre a Prefeitura Municipal de Torres o IFC Campus AvanA�ado Sombrio.

O estudo retrata a importA?ncia da qualidade na prestaA�A?o de serviA�os turA�sticos, em especial no segmento de eventos segmentados, cujo foco de anA?lise tem sido o evento anual a�?Festival Internacional de Balonismo de Torresa�?. Em 2014, foram aplicados 221 questionA?rios durante os dias do festival, cuja abordagem se deu de forma face a face com os visitantes do evento, atribuindo maior confiabilidade aos dados e resultados da pesquisa quantitativa. Seu objetivo foi identificar as percepA�A�es dos visitantes sobre a qualidade do evento, nos seguintes aspectos: praA�a de alimentaA�A?o, lazer e entretenimento, infraestrutura, logA�stica e seguranA�a, publicidade e promoA�A?o e expectativas do pA?blico.

Os principais resultados indicaram que os visitantes perceberam a qualidade dos serviA�os, classificando-os de mediano a bom. A expectativa sobre o evento foi apontada como satisfatA?ria por 95% dos participantes. A categoria a�?publicidade e promoA�A?o do eventoa��, e a�?acessibilidadea�� foram as que demonstraram piores avaliaA�A�es. Cabe ressaltar que em 2015, o projeto de pesquisa teve continuidade, contando com a participaA�A?o de aproximadamente 25 pesquisadores dos Cursos de GestA?o de Turismo, Licenciatura de MatemA?tica e Tecnologia em Redes de Computadores, culminando em 1.473 pesquisas aplicadas. O relatA?rio de pesquisa serA? entregue a Prefeitura Municipal de Torres no inA�cio do mA?s de outubro, e os resultados parciais serA?o apresentados no 4A? SimpA?sio de IntegraA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica do Sul Catarinense, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 no personal statement for scholarship, cheap clomid. Campus Santa Rosa do Sul.

Pesquisas aplicadas que visam identificar a percepA�A?o do consumidor sobre a qualidade na prestaA�A?o de serviA�os tA?m tido cada vez mais interesse pela comunidade cientA�fica e pelos gestores, pois seus resultados sA?o constituA�dos de dados e informaA�A�es para a gestA?o do conhecimento e aprimoramento da organizaA�A?o/evento, visando o processo de melhoria contA�nua dos processos investidos.

Confira o Artigo na A�ntegra em http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/issue/view/347/showTocA�

* Texto: DivulgaA�A?o/Santa Rosa do Sul.