Professora e aluno do IFC publicam em Revista Científica

O artigo “A influência da percepção da qualidade para a gestão de eventos turísticos: o caso do 26º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) – Brasil”, de autoria da professora Maria Emília Martins da Silva e do acadêmico Gilberto da Rosa Gonçalves foi publicado na Revista Científica Visão e Ação (Qualis B2) do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em agosto de 2015. O manuscrito compõe um dos resultados do projeto de pesquisa desenvolvido no Festival de Balonismo de Torres (RS), pelo 2º ano consecutivo, por meio de uma parceria institucional entre a Prefeitura Municipal de Torres o IFC Campus Avançado Sombrio.

O estudo retrata a importância da qualidade na prestação de serviços turísticos, em especial no segmento de eventos segmentados, cujo foco de análise tem sido o evento anual “Festival Internacional de Balonismo de Torres”. Em 2014, foram aplicados 221 questionários durante os dias do festival, cuja abordagem se deu de forma face a face com os visitantes do evento, atribuindo maior confiabilidade aos dados e resultados da pesquisa quantitativa. Seu objetivo foi identificar as percepções dos visitantes sobre a qualidade do evento, nos seguintes aspectos: praça de alimentação, lazer e entretenimento, infraestrutura, logística e segurança, publicidade e promoção e expectativas do público.

Os principais resultados indicaram que os visitantes perceberam a qualidade dos serviços, classificando-os de mediano a bom. A expectativa sobre o evento foi apontada como satisfatória por 95% dos participantes. A categoria ‘publicidade e promoção do evento’, e ‘acessibilidade’ foram as que demonstraram piores avaliações. Cabe ressaltar que em 2015, o projeto de pesquisa teve continuidade, contando com a participação de aproximadamente 25 pesquisadores dos Cursos de Gestão de Turismo, Licenciatura de Matemática e Tecnologia em Redes de Computadores, culminando em 1.473 pesquisas aplicadas. O relatório de pesquisa será entregue a Prefeitura Municipal de Torres no início do mês de outubro, e os resultados parciais serão apresentados no 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 no Campus Santa Rosa do Sul.

Pesquisas aplicadas que visam identificar a percepção do consumidor sobre a qualidade na prestação de serviços têm tido cada vez mais interesse pela comunidade científica e pelos gestores, pois seus resultados são constituídos de dados e informações para a gestão do conhecimento e aprimoramento da organização/evento, visando o processo de melhoria contínua dos processos investidos.

Confira o Artigo na íntegra em http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/issue/view/347/showToc

* Texto: Divulgação/Santa Rosa do Sul.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 8 de setembro de 2015, às 20:55 por Nicole Trevisol.