Professora de São Francisco do Sul participa de eventos

evento-SFSA professora, do Campus São Francisco do Sul, Andreia Luciana da Rosa Scharmach participou, no dia 01 de dezembro, do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e do I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância (CIESUD), que ocorrreram na cidade de Salvador (BA). Na ocasião, a professora apresentou dois artigos, o primeiro intitulado “Blended-Learning Aplicado ao Turismo Pedagógico: Um Estudo de Caso”, de autoria da aluna, do Curso Superior de Tecnologia em Logística, Hana Eliza da Silva Simões e dos professores Andreia L. R. Scharmach, Susana N. T. Piñol e Icaro Bittencourt.

Este artigo, desenvolvido a partir de projetos de Pesquisa e Extensão, permitiu o desenvolvimento de pesquisa, a possibilidade de prática de extensão e ainda a aplicação de estudos e coleta de dados no ensino, concretizando a indissociabilidade da pesquisa, da extensão e do ensino através da relação da comunidade acadêmica com o Museu Nacional do Mar/Embarcações Brasileiras.

O segundo artigo, “Percepções Docentes sobre o Uso das TICs no Processo de Ensino Aprendizagem”, de autoria da aluna Larissa V. B. Oliveira, do Curso Superior de Tecnologia em Logística, e das professoras Andreia L. R. Scharmach e Susana N. T. Piñol, elaborado a partir de Projeto de Pesquisa, demonstra em seus resultados a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem para alunos do ensino médio, apontando quais as TICs utilizadas atualmente, bem como as dificuldades de aplicação em um contexto que evidencia as percepções de seu uso pelos docentes mediante uma geração de alunos que dominam a tecnologia e fazem dela sua rotina.

*Texto e imagem: Divulgação.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de dezembro de 2015, às 18:15 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).