Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Professora do Campus Luzerna ministra aula sobre cidadania e história em Camboriú

O intercâmbio de saberes entre estudantes e professores de diferentes unidades do Instituto Federal Catarinense (IFC) é uma constante. Um exemplo é o que ocorreu no dia 18 de março, quando a professora de História do Campus Luzerna, Isabel Cristina Hentz, esteve no Campus Camboriú para trabalhar a cidadania, em uma perspectiva histórica, junto aos acadêmicos do curso de Pedagogia. O convite foi da professora Rosana da Silva Cuba.

De acordo com Isabel, a aula foi dividida em três partes. Primeiramente, foram expostos diferentes momentos históricos da construção da cidadania e dos direitos humanos. Foram abordadas temáticas como a Grécia Antiga, o Iluminismo, as Independências dos países americanos (com destaque para o Brasil), a Revolução Francesa, a ONU, a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e a Constituição Brasileira de 1988.

Em seguida, a turma analisou documentos, como discursos, declarações e legislações, referentes aos momentos abordados. “Trabalhar com os estudantes a partir desses documentos é muito rico, pois eles podem observar como as ideias foram construídas, não apenas a partir da fala do professor”, comenta Isabel.

“A partir da análise desses documentos, que consideramos fontes históricas, os alunos podem perceber as características de cada período abordado nos textos. Além disso, a partir do estudo de fontes, as ideias se tornam mais concretas, pois os estudantes percebem que essas ideias foram escritas por alguém, para alguém, em determinado contexto, com objetivos pré-determinados”, completa a professora de Luzerna.

Ao final, em um terceiro momento, houve a construção coletiva de um mural. Confira mais nas fotos abaixo.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 29 de março de 2016, às 17:18 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: