Professora do Campus Luzerna ministra aula sobre cidadania e histA?ria em CamboriA?

O intercA?mbio de saberes entre estudantes e professores de diferentes unidades do Instituto Federal Catarinense (IFC) A� uma constante. Um exemplo A� o que ocorreu no dia 18 de marA�o, quando a professora de HistA?ria do Campus Luzerna, Isabel Cristina Hentz, esteve no Campus CamboriA? para trabalhar a cidadania, em uma perspectiva histA?rica, junto aos acadA?micos do curso de Pedagogia. O convite foi da professora Rosana da Silva Cuba.

De acordo com Isabel, a aula foi dividida em trA?s partes. Primeiramente, foram expostos diferentes momentos histA?ricos da construA�A?o da cidadania e dos direitos humanos. Foram abordadas temA?ticas como a GrA�cia Antiga, o Iluminismo, as IndependA?ncias dos paA�ses americanos (com destaque para o Brasil), a RevoluA�A?o Francesa, a ONU, a criaA�A?o da DeclaraA�A?o Universal dos Direitos Humanos, e a ConstituiA�A?o Brasileira de 1988.

Em seguida, a turma analisou documentos, como discursos, declaraA�A�es e legislaA�A�es, referentes aos momentos abordados. a�?Trabalhar com os estudantes a partir desses documentos A� muito rico, pois eles podem observar como as ideias foram construA�das, nA?o apenas a partir da fala do professora�?, comenta Isabel.

a�?A partir da anA?lise desses documentos, que consideramos fontes histA?ricas, os alunos podem perceber as caracterA�sticas de cada perA�odo abordado nos textos. AlA�m disso, a partir do estudo de fontes, as ideias se tornam mais concretas, pois os estudantes percebem que essas ideias foram escritas por alguA�m, para alguA�m, em determinado contexto, com objetivos prA�-determinadosa�?, completa a professora de Luzerna.

Ao final, em um terceiro momento, houve a construA�A?o coletiva de um mural.A�Confira mais nas fotos abaixo.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna

assignment operator, acquire Zoloft.