Professora do Campus Luzerna realiza oficina na Semana AcadA?mica de Pedagogia

Tendo como base o projeto de extensA?o a�?Ensinando MatemA?tica com mA?sica, teatro e literaturaa�?, a professora RanA?zy Borges Neves, do IFC Luzerna, ministrou uma oficina na Semana AcadA?mica de Pedagogia do assignment helper, cheap dapoxetine. Campus Videira. O evento, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio, teve como tema central a a�?PrA?tica Escolar: Olhares a partir das PolA�ticas Educacionais e das AA�A�es Docentesa�?.

De acordo com RanA?zy, o projeto de extensA?o foi concebido para oferecer curso de capacitaA�A?o, inicialmente, para professores de MatemA?tica de ensino fundamental II e mA�dio. a�?PorA�m, como os pedagogos trabalham com a MatemA?tica bA?sica nas SA�ries Iniciais (ensino fundamental I), aproveitei os conteA?dos afins ensinados, em ambos os nA�veis, e sugeri algumas ideias especA�ficas para os alunos dessa faixa etA?ria, mediante o relato das minhas experiA?ncias ao trabalhar com 5A? e 6A? anos simultaneamentea�?, fala a professora.

A oficina estabeleceuA�um resgate da histA?ria da disciplina atravA�s do matemA?tico grego Hipaso de Metaponto e do matemA?tico A?rabeA�Al-Khwarizmi, ambos interpretados pela prA?pria docente.

Segundo a professora do IFC Luzerna, o projeto possibilita uma grande interaA�A?o entre os alunos do 5A? e 6A? anos, gerando maior tranquilidade no processo de transiA�A?o entre um ano e outro. a�?A ideia tambA�m A� oportunizar um resgate da escrita e envio de cartas, o que para a grande maioria dos alunos, tA?o habituados A� era tecnolA?gica, certamente A� uma novidade.a�? Professora e participantes concluA�ram a oficina com um bate-papo, a fim de saber o que os alunos haviam achado das atividades propostas.

a�?Foi uma noite muito gratificante, pois procurei, atravA�s da mA?sica, teatro e literatura, diminuir o medo (ou trauma) que os futuros pedagogos tA?m da MatemA?ticaa�?, fala RanA?zy. a�?E o retorno que tive de alguns participantes foi exatamente esse: que passaram a gostar um pouco mais da MatemA?tica, pois foi trabalhada de forma lA?dica e interativa. Esta foi mais uma experiA?ncia que mostrou que A� possA�vel desenvolver um trabalho dinA?mico e criativo com os alunos de todos nA�veis de ensino, desde a EducaA�A?o Infantil atA� o nA�vel superiora�?, completa a docente de Luzerna.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.