Professoras do IFC apresentam artigos no II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação

Nos dias 18 a 20 de maio de 2016, as professoras Dr.ª Chris Royes Schardosim e a doutoranda Lucyene L. S. T. Nunes participaram do II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento que ocorreu na UNESC de Criciúma (SC). Chris e Lucyene apresentaram o artigo “Relatos de uma experiência multicampi sobre o ensino de espanhol a distância, utilizando tecnologias de informação e comunicação”, com o objetivo de relatar a experiência, no contexto do ensino da língua espanhola, com uso das TICs, que ocorre desde 2014, descrevendo os resultados da instrumentalização com mais um idioma, fundamental para o desenvolvimento profissional. As professoras trabalham em campi diferentes (Ibirama e Sombrio), mas atuam juntas no projeto de pesquisa NUBE desde 2014.

O evento, além de várias atividades, também contou com a palestra “A Formação de Professores à Luz da Escola do Futuro”, com o Dr. António Nóvoa (Portugal). Na primeira edição, o Congresso também aconteceu na UNESC, na cidade de Criciúma (SC), com a participação de mais de 700 estudantes e professores.

A professora doutoranda Lucyene L. S. T. Nunes ainda apresentou o artigo “Mídia e educação: educação em rede”, com o objetivo de reforçar o construto de educação em rede, através da “mídia do conhecimento” como sistema integrador de agentes humanos e tecnológicos “inteligentes”. As temáticas foram apresentadas no Grupo de Trabalho: “Educação, Tecnologias e Cultura Digital”, coordenado pelas professores Dr.ª Graziela Giacomazzo (Unesc) e Dr. Fernando Spanhol (UFSC). O GT, no contexto do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, visa colocar em debate a Educação no Século XXI, na perspectiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enquanto avanços e desafios em relação às práticas, ao desenvolvimento tecnológico e à produção do conhecimento científico.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 25 de maio de 2016, às 8:02 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).