Professoras e alunos de Matemática apresentam mesa redonda no VI SIMFOP

Foto Materiasombrio-simposioA mesa redonda, realizada no Simpósio de Formação de professores (SIMFOP), que aconteceu na UNISUL e intitulada “Interdisciplinaridade: limites e desafios”, foi apresentada no dia 29 de maio pelas professoras do Instituto Federal Catarinense Câmpus Avançado Sombrio, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete de Medeiros Farias e Marleide Coan Cardoso.

Na oportunidade, as professoras apresentaram e discutiram a interdisciplinaridade em duas dimensões na teoria e na prática. Em relação à teoria, apresentaram as discussões atuais envolvendo a interdisciplinaridade a partir de autores como Japiassu, Fazenda, Lulk, Jantsch, Bianchetti, entre outros. Em relação à prática interdisciplinar, socializaram o conjunto de atividades desenvolvidas no curso de Licenciatura em Matemática envolvendo as disciplinas de Laboratório de Prática de ensino-aprendizagem I e II, Estágios supervisionados I,II,III e V, Pesquisa em Educação e Educação Matemática e Tecnologias. Entre as discussões que envolveram a atividade, esta contou com a participação dos acadêmicos que relataram o desenvolvimento da atividade, juntamente com as docentes.

As professoras consideram que as práticas interdisciplinares também favoreceram a construção de projetos de pesquisa e extensão, visto que são atividades que envolveram ações de diversas disciplinas e em diversos contextos.

* Texto e foto: CECOM/Sombrio.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de julho de 2014, às 18:12 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).