Professores de SFS têm artigo publicado na Revista PAIDÉIA

Os professores do IFC Câmpus São Francisco do Sul, Neiva de Assis e Luciano Rosa, tiveram o artigo “The Extended School Day and Artistic Activities: Analysis of Scientific Production Between 2000 and 2012 in Brazil”, publicado na Revista PAIDÉIA (A1).

Confira o artigo em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-863X20140002&lng=en&nrm=iso

Abstract (português)

ASSIS, Neiva de; ZANELLA, Andrea Vieira  and  ROSA, Luciano. Ampliação da Jornada Escolar e Atividades Artísticas: Análise da Produção Científica Entre 2000 e 2012 no Brasil. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2014, vol.24, n.58, pp. 253-260. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201413.

Este estudo tem como temática as atividades artísticas em contextos de ampliação da Jornada Escolar. Consideramos relevante mapear e investigar o modo como discutem tanto a presença dessas atividades artísticas nesses espaços como também, as relações entre jovens e instituições formadoras. Analisa pesquisas disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES entre 2000 e 2012 que apresentam como temática as atividades artísticas em programas de ampliação do tempo educativo. A metodologia caracteriza-se como “estado da arte”. Por isso, realizou-se levantamento e análise de 49 teses e dissertações a partir de categorias, tais como: temática principal de pesquisa e resultados obtidos. Na análise, destacam-se novos modos de fazer pesquisa e às oportunidades de educação estética aos jovens na atualidade. As investigações indicaram, em seus resultados, mudanças ocorridas na vida dos jovens ao participarem de projetos educativos com Arte. Considera-se fundamental oportunizar o acesso aos conhecimentos estéticos por meio dos espaços educativos formais.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de outubro de 2014, às 13:03 por Nicole Trevisol.