Professores do IFC Fraiburgo fazem Palestra na UnC, em Curitibanos

fraiburgo2 how to write abstract, zithromax reviews. No dia 23 de junho, professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Fraiburgo participaram de A�um evento sobre os 100 anos da Guerra doA�Contestado na Universidade do Contestado em Curitibanos. Os palestrantes convidados foram o Historiador e Coordenador do Museu de TaquaruA�u, Pedro Aleixo Felisbino, que abordou sobre a a�?A Guerra doA�ContestadoA�em TaquaruA�ua�?, e Ivan Carlos Serpa, professor de HistA?ria do CA?mpus Fraiburgo, que ministrou o tema a�?Contestado, Restos Mortais: o que o passado tem a ver com nossas vidas hoje?a�?.
O evento, que faz parte de um projeto de extensA?o do CA?mpus Fraiburgo, contou tambA�m com aA�exposiA�A?oA�ContestadoA�Restos Mortais a�� PeA�as do Museu de TaquaruA�u.

Sobre a Guerra doA�Contestado

Conflito que vigorou entre as fronteiras do ParanA? e Santa Catarina entre 1912 e 1916, em uma A?rea povoada por sertanejos. Uma populaA�A?o carente, sem terras e que sofria por falta de alimentos. Existia uma forte opressA?o por parte dos fazendeiros e de duas empresas americanas que operavam na regiA?o: Brazil Railway, responsA?vel pela implantaA�A?o da via ferroviA?ria que uniu o Rio Grande a SA?o Paulo, e uma madeireira.
Essa situaA�A?o revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua caracterA�stica sA?cio-polA�tica. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges a�� religiosos que peregrinavam pelo sertA?o. No ano de 1912, um monge, conhecido como JosA� Maria , une-se aos sertanejos revoltados.
O governo federal nA?o viu com bons olhos o trabalho de JosA� Maria, que passou a representar um risco para a ordem e seguranA�a da regiA?o. Ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Em novembro de 1912, ocorreu a batalha de Irani, a qual marcou este conflito e desencadeou na morte do monge JosA� Maria. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu lA�der, partem para o extremo, dando inA�cio a uma guerra civil.
A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do A?ltimo reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisA?o.

fraiburgo1

* Texto e fotos: DivulgaA�A?o/Fraiburgo.