Professores e alunos do IFC Camboriú apresentam 5 trabalhos no ERBD 2019

Alunos e professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú apresentaram cinco trabalhos na XV Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), em Chapecó/SC. De um total de 16 artigos selecionados para participar do evento, o IFC Camboriú contribuiu com 31%.

Além da representatividade no ERBD, o campus também conquistou duas premiações com os trabalhos desenvolvidos pelo docente Angelo Frozza: melhor artigo na trilha “Pesquisa”, com “Análise de Soluções NewSQL”; e menção honrosa na trilha “Aplicações/Experiências”, com “REx – NoSQL Redis Schema Extraction Module”.

Confira os trabalhos do IFC Camboriú que foram apresentados no evento:

•    Um Data Warehouse baseado no Twitter para análise de Sentimento em Língua Portuguesa: Estudo de Caso das Eleições de 2018. Autores: Jonathan Suter, Tatiana Tozzi, Daniel Anderle, Rafael Speroni, Rodrigo Nogueira (todos do IFC Camboriú);
•    Uma Análise de Soluções NewSQL. Autores: Ronan Knob (UFSC), Geomar Schreiner (UFSC), Angelo Frozza (IFC – Camboriú), Ronaldo Mello (UFSC);
•    Proposta de uma arquitetura de Data Warehouse para análise de SDN e aplicações de Aprendizado de Máquina. Autores: Fernando Moro, Rodrigo Nogueira, Alexandre Amaral, Ana Amaral (todos do IFC Camboriú);
•    Desenvolvimento de um sistema para a classificação de Fakenews acoplado à etapa de ETL de um Data Warehouse de Textos de Notícias em Língua Portuguesa. Autores: Roger Monteiro (Uniasselvi), Rodrigo Nogueira (IFC – Camboriú), Greisse Moser (Uniasselvi);
•    REx – NoSQL Redis SchemaExtraction Module. Autores: Angelo Frozza (IFC – Camboriú ), Geomar Schreiner (UFSC), Bruni R. L. Machado (UFSC), Ronaldo Mello (UFSC).

Sobre o ERBD

A ERBD é um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e organizado de forma rotativa por uma ou mais instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil. Neste ano, o ERBD foi organizado pela Universidade da Fronteira Sul (UFFS) e pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O objetivo do ERBD é integrar os participantes, oportunizando a divulgação e discussão de trabalhos em um fórum regional sobre bancos de dados e áreas afins.  Neste ano, o tema do evento foi Inteligência de Dados devido a sua multidisciplinaridade e relevância atual, além de ser um tema de interesse de empresas de tecnologia da informação. Entre os assuntos discutidos, destacam-se: algoritmos, técnicas e abordagens diversas para coleta, armazenamento, modelagem, indexação, busca e acesso a informações textuais com pouca ou nenhuma estrutura.

Texto Cecom/Camboriú com informações do site ERBD e de Angelo Frozza