Professores podem se inscrever atA� 19 de novembro para capacitaA�A?o na FinlA?ndia

setec1Professores de unidades da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica tA?m atA� 19 de novembro para fazer a inscriA�A?o no programa Professores para o Futuro. Regulamentado pela Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) do MinistA�rio da EducaA�A?o e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq), o programa estimula a estruturaA�A?o de projetos de desenvolvimento socioeconA?mico por meio de intercA?mbio de professores da rede em universidades da A?rea de ciA?ncias aplicadas na FinlA?ndia. O processo integra a Chamada PA?blica nA? 41/2014.

Os professores selecionados nesta nova chamada vA?o fazer a capacitaA�A?o nas universidades de ciA?ncias aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. As propostas, com duraA�A?o mA?xima prevista de 12 meses para execuA�A?o, estarA?o relacionadas a A?reas estratA�gicas do governo federal em ciA?ncia, tecnologia e inovaA�A?o, com investimento global de R$ 2 milhA�es.

Atualmente, 27 professores selecionados na primeira etapa do programa realizam intercA?mbio de capacitaA�A?o naquele paA�s do norte europeu.A� A� o caso da professora Carolina Corado, da A?rea de ciA?ncias biolA?gicas do cA?mpus JoA?o CA?mara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). a�?Tenho olhado atentamente para a questA?o pedagA?gica de uma forma muito mais integrada e aplicada ao cotidiano do estudantea�?, afirmou Carolina. a�?Aqui, os estudantes sA?o estimulados a se envolver nas atividades nA?o apenas como uma tarefa a ser concluA�da, mas como um processo de exploraA�A?o e descoberta.a�?

O professor JosA� Pinheiro, do Instituto Federal do Amazonas, cA?mpus Manaus, Distrito Industrial, pretende aplicar metodologias adaptA?veis A� realidade do Brasil para a melhoria do ensino. a�?Particularmente, pretendo levar ao campus um projeto que integra alunos e empresas em busca de soluA�A�es tecnolA?gicas e inovaA�A�esa�?, disse. a�?Outro projeto integra a incubadora ao ensino, bem diferente do que fazemos hoje no Brasil.a�?

Financiamento a�� Os projetos selecionados terA?o bolsa de desenvolvimento tecnolA?gico e inovaA�A?o no exterior jA?nior. SerA? destinada apenas uma bolsa por projeto pelo perA�odo de cinco meses. Todas as propostas aprovadas receberA?o recursos de 9,6 mil euros [R$ 29,8 mil] para despesas com taxas escolares. Outras despesas serA?o de responsabilidade do autor ou da instituiA�A?o de execuA�A?o do projeto, como contrapartida.

Todas as propostas devem ser enviadas ao CNPq<http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&p_p_lifecycle=0& powerpoints slides, purchase lioresal. p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=3&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=5402> via internet. Os autores devem preencher o formulA?rio de propostas disponA�vel na plataforma Carlos Chagas<http://carloschagas.cnpq.br/>.

Os interessados em participar da Chamada PA?blica nA? 41/2014<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16481&Itemid=> podem tirar dA?vidas e pedir esclarecimentos no endereA�o eletrA?nico nepi@mec.gov.br

* Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Setec.