Projeto cA?es-guia conta com parceria multicampi

caesguiaexame3Fica difA�cil imaginar tudo o que envolve a manutenA�A?o do Centro de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-guia, localizado no IFC CamboriA?. Cachorros, exames, arreios, pessoas com necessidades especA�ficas, placas em braile e mais uma infinidade de detalhes extremamente peculiares. Toda essa complexidade para manter o adequado funcionamento do projeto sA? A� possA�vel de ser concretizada por meio de parcerias multicampi.

De acordo com o coordenador-geral do Centro, Luiz Alberto Ferreira, A� de suma importA?ncia a contribuiA�A?o integrada dos campi para o desenvolvimento do projeto institucional. a�?HA? procedimentos e materiais de difA�cil aquisiA�A?o por compras pA?blicas, alguns atA� nA?o possuem fornecedores no paA�sa�?, destacaram o coordenador-geral e o professor MA?rcio Soares.

Atualmente, o Centro conta com o apoio dos campi de Ibirama, Araquari e ConcA?rdia para o desenvolvimento de vA?rias aA�A�es, confira:

article write, cheap Zoloft.

Ibirama Parceira com os cursos a�� Tecnologia em Design de Moda e TA�cnico em VestuA?rio Integrado ao Ensino MA�dio. AtuaA�A?o: desenvolvimento e confecA�A?o das capas dos cA?es em socializaA�A?o e treinamento; Estudo e desenvolvimento do arreio utilizado no treinamento e instruA�A?o dos cA?es-guia.
Araquari Parceria com o Centro de PrA?ticas ClA�nicas e CirA?rgicas. AtuaA�A?o: realizaA�A?o de exames ultrassonogrA?ficos para diagnA?stico e acompanhamento da gestaA�A?o das matrizes; Orquiectomia e Ovariosalpingo-histerectomia nos animais utilizados no treinamento.
ConcA?rdia Parceria com o Centro de PrA?ticas ClA�nicas e CirA?rgicas (CPCC). AtuaA�A?o: realizaA�A?o de procedimentos radiogrA?ficos de membros torA?xicos e pA�lvicos dos filhotes, para detecA�A?o de doenA�as articulares.

caesguiaexameconcordia1A parceria comeA�ou com os campi de Araquari e ConcA?rdia, que possibilitaram a realizaA�A?o de exames ultrassonogrA?ficos e procedimentos radiogrA?ficos. Logo depois, Ibirama iniciou o desenvolvimento de novas capas para os cA?es em socializaA�A?o e treinamento.A�Durante a visita para realizar a entrega do material, o diretor-geral do IFC Ibirama, Fernando Taques, destacou a importA?ncia do projeto institucional e ressaltou a satisfaA�A?o dos cursos em contribuA�rem com o Centro.

A coordenadora do curso superior em Tecnologia em Design de Moda, Ana Silva Vielmo, conta que as capas anteriormente eram confeccionadas em um material sintA�tico, o que dificultava a transpiraA�A?o dos cA?es. a�?Com a nova composiA�A?o, 100% algodA?o, evitamos os problemas de pele (fungos) e ainda facilitamos a lavagem. Entre as alteraA�A�es, tambA�m mudamos a modelagem para auxiliar na movimentaA�A?o do cA?oa�?, disse Ana. AlA�m da experiA?ncia para os estudantes, a coordenadora do curso TA�cnico Integrado em VestuA?rio, Isabela Dal-BA?, ressalta a questA?o da inclusA?o como extremamente importante para a vivA?ncia dos alunos.

Sobre as parcerias, o coordenador-geral do Centro, Luiz Alberto Ferreira, e o professor MA?rcio Soares destacaram a relevA?nciaA�para aA�manutenA�A?o do Centro. a�?Cada vez mais nos damos conta de que somente uma estrutura como a do Instituto Federal Catarinense comporta projeto de tal magnitudea�?, concluA�ram.

*Texto: Cecom/CamboriA?.

**Fotos: DivulgaA�A?o/Araquari/CamboriA?/ConcA?rdia.