Projeto Canadá no IFC: Buffet de Línguas Estrangeiras

O Buffet de Línguas Estrangeiras é um conjunto de estratégias didáticas inovadoras, dispostas em um sistema de aulas presenciais expositivas, que permite acesso fácil e regular aos membros de determinada comunidade linguística, à prática da interação significativa com um ou mais idiomas estrangeiros. Ele visa familiarizar pessoas monolíngues ou bilíngues, com um ou mais idiomas novos, sem necessidade de classificá-las por nível; básico, médio ou avançado.

Isso se dá pela oferta randômica de palestras simultâneas ou consecutivas em idiomas diferentes, elaborados para este fim e tratados pelo controle do número e ordem das letras na palavra e pelo tamanho das palavras usadas nos textos. Os textos podem ser criados, modificados ou adaptados pela introdução dos seguintes conceitos; 1- Leituras Verticais, 2- Leitura Alfabética Linear e, apresentados de forma integrada e sincronizada com o cotidiano dos alunos através do idioma melhor dominado por eles.

Este método tem o ambicioso e estratégico propósito de transformar de forma natural e espontânea, pessoas monolíngues em bilíngues e pessoas bilíngues em poliglotas, respeitando o tempo próprio e o relógio biológico de cada um, integrando potenciais, limites e habilidades linguísticas aleatoriamente entre os participantes e professores, sem causar trauma nem submetê-los a qualquer pressão que eles próprios não tenham escolhido voluntariamente se submeter durante todo o processo, exatamente como ocorre com as crianças quando aprendem o seu idioma materno com seus próprios pais e em sua própria casa.

Este Método ou Processo, é o resultado de uma ideia concebida há 7 anos, que foi formatada e finalizada no DOUGLAS COLLEGE, em NewWestminster BC, Canadá, ao programa de capacitação em gestão de PD&I – Projeto de Desenvolvimento & Inovação realizado pelo MEC-SETEC, ao qual o IFC participou por meio de um servidor, no início de 201.

Mais informações sobre o Projeto Canadá no IFC – Canada PD&I <canada.pdi@ifc.edu.br>

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 1 de outubro de 2014, às 14:19 por Nicole Trevisol.