Projeto com plantas gera reflexA�es sobre conhecimento cientA�fico e popular no Campus Luzerna

Gengibre, macela, arruda, boldo e hortelA?: esses sA?o alguns dos ingredientes que, se misturados com doses de histA?ria e biologia, podem se transformar em um poderoso elixir de ensino, conhecimento e ciA?ncia. Prova disso A� um projeto que estA? dando o que falar no Campus Luzerna, o projeto Botica da Natureza, sob coordenaA�A?o das professoras LetA�cia Tramontini (biologia) e Isabel Cristina Hentz (histA?ria).

Fruto de conversas entre as duas docentes fascinadas pelo conhecimento popular, a ideia surgiu para potencializar o debate sobre plantas medicinais e conteA?dos da ciA?ncia. a�?Iniciamos o trabalho em 2015. Ficamos um mA?s atuando juntas, uma entrando na aula da outraa�?, conta LetA�cia. a�?O Botica da Natureza A� um projeto de ensino integrado entre as disciplinas de histA?ria e de biologia, realizado com as turmas dos primeiros anos do Ensino MA�dio Integrado do IFC, e tem por objetivo debater a botA?nica, ou seja, o estudo das plantas e a sua relaA�A?o com a saA?de, a medicina e a sociedade em diferentes momentos histA?ricosa�?, diz a professora.

Os trabalhos em sala iniciaram com a reflexA?o, dos alunos e das professoras, sobre algumas plantas importantes para determinadas culturas. As equipes tambA�m estudaram a anatomia de cada vegetal, as diferentes partes que os compA�em e como sA?o utilizados para a cura.

assign score, generic zithromax.

a�?Os poderes curativos das plantas sA?o conhecidos hA? muito pela humanidade. Ao longo de toda a histA?ria, os conhecimentos sobre botA?nica foram muito importantes para a promoA�A?o da saA?dea�?, explica Isabel.

Assim, os alunos do IFC se debruA�aram sobre diversos ingredientes como sA?lvia, guaco, babosa, entre outros. Nas A?ltimas semanas, durante a III Semana AcadA?mica da SeguranA�a do Trabalho, as turmas fizeram experimentos nos LaboratA?rios de Biologia e de QuA�mica.

a�?A ideia foi de que eles compreendessem alguns porquA?s relacionados ao uso das plantas, como, por exemplo, a diferenA�a entre utilizar as folhas secas ou frescas, as sementes maceradas ou inteiras, ou, ainda, uso da A?gua quente no preparo de um chA? em vez de A?gua fria. Essas prA?ticas fazem parte do nosso cotidiano, e, ao realizar os experimentos, conseguimos perceber a ciA?ncia que permeia o conhecimento populara�?, ressalta LetA�cia.

A aluna Ana Carolyna Bulla, do curso TA�cnico Integrado em SeguranA�a do Trabalho, diz que estA? achando o projeto muito interessante. a�?No ano passado, jA? tivemos a oportunidade de aprender, nas apresentaA�A�es de cada equipe, muitas coisas que nA?o sabA�amos, plantas que nem tA�nhamos noA�A?o de toda a utilidadea�?, conta. a�?TambA�m gostei muito dos experimentos que fizemos na Semana da SeguranA�a do Trabalho, quando vimos a diferenA�a exata de cada planta. JA? conhecia algumas, mas nA?o sabia de todas as propriedades que elas tinham e de como poderiam auxiliar no tratamento de alguns males.a�?.

O projeto finalizou com a participaA�A?o dos estudantes na WikistA?ria, criando um HerbA?rio Virtual com fotos das plantas, nomes cientA�ficos e populares, compostos presentes, indicaA�A�es de uso medicinal, etc. Confira aqui: http://wikistoriaenciclopedia.wikidot.com/wiki:herbario-virtual-botica-da-natureza.

Veja, nas fotos abaixo, os experimentos feitos durante a Semana AcadA?mica de SeguranA�a do Trabalho.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.