Projeto de ensino utiliza cinema para tratar de temas comuns aos adolescentes

SessA?o pipoca cult_1Construir um espaA�o de discussA?o que permita aos alunos do Ensino MA�dio Integrado do Campus Blumenau refletirem sobre questA�es prA?prias do ambiente escolar, relacionamentos, questA�es de gA?nero, sexualidade, drogas e projetos de vida, utilizando a linguagem audiovisual, A� o objetivo do projeto de ensino a�?Pipoca Cult: exibiA�A?o de filmes, no Ensino MA�dio Integrado, como construA�A?o de um espaA�o de cultura, sensibilizaA�A?o e debatea�?.

O projeto A� coordenado pelas servidoras MariA�lli Oliveira, psicA?loga; RA?bia Sagaz, assistente social; e Keli Castro Carneiro, tA�cnica em assuntos educacionais. a�?Os filmes escolhidos abordam aspectos que fazem parte da vivA?ncia dos jovens nas relaA�A�es familiares e escolares, como os preconceitos, o amor, a sexualidade. Entendemos que o filme A� uma forma leve e direta de abordar esses temas, sem deixar de ser bastante significativo, por possibilitar a (re)significaA�A?o do vivido que, por vezes, nA?o A� problematizado ou falado, mas sentido intensamentea�?, observou a psicA?loga MariA�lli.

ApA?s a exibiA�A?o dos filmes, sA?o abertas rodas de conversa ou outras formas de discussA?o e expressA?o. Os filmes escolhidos tratam de temas de interesse dos jovens e estA?o de acordo com os temas transversais previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da EducaA�A?o Nacional (LDB).

business presentation, generic zithromax.

Para gerar a curiosidade e o interesse, sA?o preparados bilhetes de entrada, retirados com antecedA?ncia pelo aluno. No bilhete, constam informaA�A�es sobre o filme, como gA?nero, tema principal, crA�ticas e recortes de diA?logos marcantes. O tA�tulo, contudo, A� omitido, revelado somente no inA�cio da sessA?o.

As primeiras duas sessA�es ocorreram na primeira semana de maio. Para o aluno Paulo Gerson Menzez Pelepe, de 16 anos, a iniciativa de trazer filmes para abordar temas voltados aos adolescentes A� uma boa ideia. Paulo participou da primeira sessA?o, que tinha como foco o Bullying. a�?Mesmo depois da sessA?o, eu e um colega ainda discutA�amos as atitudes de alguns personagens. Acho que a ideia A� esta: de nos levar a refletir sobre esses assuntosa�?, considerou Paulo.

Texto: Cecom/Blumenau

Foto: RA?bia Sagaz