Projeto de Equoterapia de Concórdia é aprovado pelo MEC

O projeto de extensão do IFC Câmpus Concórdia, “A equoterapia como auxiliar na reabilitação de portadores de deficiência”, foi aprovado pelo Edital PROEXT 2014, do Ministério da Educação. O projeto concorreu com 270 propostas enviadas por Universidades e Institutos brasileiros e receberá R$ 108.894,06. Esse recurso será utilizado em melhorias na estrutura do Centro de Equoterapia e permitirá a ampliação do número de pessoas assistidas semanalmente.

O projeto conta com o apoio de docentes e técnicoadministrativos do mpus, de 20 acadêmicos de Medicina Veterinária e de profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Concórdia. A equoterapia consiste de um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar e global, buscando o desenvolvimento físico, psicológico e social das pessoas com necessidades especiais.

No Câmpus Concórdia, o Centro de Equoterapia Rédeas da Liberdade foi criado em 2008, através de parcerias com a APAE e a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia – Copérdia. Desde o início dos atendimentos na equoterapia, mais de 70 pessoas foram assistidas e 90% apresentaram progresso em relação à avaliação médica inicial.

Informações: Divulgação Concórdia

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 26 de agosto de 2013, às 12:41 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).