Projeto de ExtensA?o busca ensinar MatemA?tica, de forma lA?dica, para crianA�as do 5A? ano

Considerada por muitos estudantes como um a�?bicho de sete cabeA�asa�?, a MatemA?tica costuma ser citada como A?rea de difA�cil aprendizado, associada ao uso de fA?rmulas e regras rA�gidas. Prova disso sA?o os resultados das avaliaA�A�es nacionais e internacionais, que inserem o Brasil numa triste estatA�stica: 70% dos estudantes tA?m conhecimento bA?sico inferior ao nA�vel de proficiA?ncia considerado razoA?vel*.

Enfrentar esse problema vem sendo um desafio para professores de todo o paA�s, que a cada ano buscam criar alternativas para o ensino da MatemA?tica, testando diferentes prA?ticas pedagA?gicas. A� isso que propA�e o projeto de ExtensA?o, do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�Videira, denominado a�?O uso de material concreto no ensino da MatemA?tica em turmas de 5A? ano do ensino fundamentala�?.

O projeto comeA�ou a ser desenvolvido em julho de 2017 e tem previsA?o de conclusA?o em junho do ano que vem. AtA� o momento, o projeto foi desenvolvido na Escola de EducaA�A?o BA?sica Paulo Fioravante Penso, no municA�pio de Videira, com duas turmas do 5A? ano do ensino fundamental. Entre julho e outubro, as professoras e bolsistas que integram o projeto foram atA� a escola aplicar a metodologia de ensino que usa materiais concretos, que sA?o objetos lA?dicos utilizados para facilitar a explicaA�A?o de conceitos considerados muito abstratos para as crianA�as. Mesmo estando em andamento, jA? ficou classificado em 2A? lugar na respectiva categoria durante Feira de IniciaA�A?o CientA�fica e ExtensA?o (FICE) do IFC Videira, em setembro deste ano.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora, da disciplina de MatemA?tica do IFC, Lucilene Dal Medico Baerle, o principal objetivo A� identificar qual a relevA?ncia do uso de material concreto no ensino da MatemA?tica. a�?As atividades lA?dicas ou com o uso de material concreto objetivam desmistificar a disciplina, considerada por muitos como maA�ante, difA�cil, cultivando apenas a memorizaA�A?o. Pretendemos refletir acerca da necessidade destes materiais e verificar qual a efetividade deles no aprendizadoa�?, destaca Lucilene.

A professora explica que as atividades foram desenvolvidas no contraturno escolar. Inicialmente foi trabalhado, a partir do material concreto Base Dez, tambA�m conhecido como Material Dourado, as quatro operaA�A�es fundamentais: adiA�A?o, subtraA�A?o, multiplicaA�A?o e divisA?o. Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar essas operaA�A�es manipulando e registrando os materiais.

No segundo momento, o tema abordado foi a geometria, e apresentou-se aos alunos alguns sA?lidos geomA�tricos, quando conheceram suas nomenclaturas e suas caracterA�sticas e tambA�m reconheceram esses sA?lidos em materiais reciclados que trouxeram de casa. Posteriormente, montaram os principais sA?lidos geomA�tricos com papel vergA?, sendo que o cubo e o tetraedro foram construA�dos com massinha de modelar e palitos de picolA�.

critical thinking game, buy zithromax online.

O projeto tambA�m tem sido uma experiA?ncia para as estudantes da Licenciatura em Pedagogia do IFC Videira. As alunas Paulina Rodrigues da Silva e Kescy de Paula integram a iniciativa, acompanhadas da professora ClA?udia Kuiawinski (Pedagogia). Elas tA?m a oportunidade de desenvolver aspectos teA?ricos associados A� prA?tica pedagA?gica, jA? que os fundamentos da MatemA?tica sA?o parte do componente curricular obrigatA?rio do curso de Pedagogia.

A partir de agora, serA?o analisados os resultados obtidos atA� o momento e avaliados os encaminhamentos para o ano seguinte. Os resultados finais do projeto serA?o apresentados para toda a comunidade interna e externa na prA?xima FICE, em setembro de 2018.

*Dados do Pisa 2016.
**Texto: Juliana Motta – Cecom/Videira.
***Fotos: Juliana Motta e integrantes do projeto.