Projeto de extensão do Campus Blumenau fecha ciclo educativo com plantio de árvores em Pomerode

O projeto de extensão em desenvolvimento pelo IFC Campus Blumenau em parceria com Núcleo de Estudos da Tecnociência (NET), da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que prevê a utilização de drone para fiscalizar a utilização de recursos naturais do Vale do Itajaí, cumpriu um dos objetivos propostos: a educação ambiental. O fechamento ocorreu em novembro, na escola EBM Almirante Barroso, em Pomerode, com o plantio de 250 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Durante o ano, foram feitas visitas a duas escolas selecionadas – Almirante Barroso e Hermann Guenther – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pomerode. Os alunos destas escolas tiveram oportunidade de conhecer mais sobre temas como desmatamento e recursos hídricos, ministrados pelos professores Péricles Rocha da Silva, do IFC Campus Blumenau, e Amarildo Otávio Martins, da UFSC.

Na última quarta-feira, a equipe acompanhou alunos no plantio de jamelão, aroeira e ingá, no terreno que fica em frente à escola Almirante Barroso. O professor Péricles deu dicas de como manejar as plantas, do plantio e da aplicação do adubo orgânico, além de alertar sobre a importância do cuidado contínuo com as plantas. Em sua avaliação, Péricles vê o processo como produtivo. “O objetivo foi cumprido, que era envolver os estudantes, e mostrar para eles a importância do que viram na teoria ser aplicado na prática”, observou.

Para a diretora da escola Almirante Barroso, Rosa Maria Landeira Beck, este é um aprendizado que transcende a sala de aula. “Educação passa pela conscientização das crianças para a importância de preservar o meio ambiente. É um aprendizado dentro e fora da sala”, salientou. A aluna Sofia, de 8 anos, gostou da primeira experiência com o plantio. “Achei legal. Gostei de colocar terra”, contou animada.

O projeto prevê também a entrega de cartilhas para crianças do Ensino Fundamental, com abordagem de temas como histórico de uso e ocupação do solo, desmatamento e recursos hídricos. O material está em desenvolvimento no campus.

Sobre o projeto de extensão – O projeto visa implementar a transferência de conhecimentos relacionados ao pedido de patente “Método de Monitoramento de Inundações em Tempo Real por meio de veículo aéreo não tripulado” (pedido de registro de propriedade intelectual BR1020170152685).

A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de desenvolver novas metodologias e técnicas para acompanhamento de atividades de gerenciamento de recursos hídricos e gerenciamento de resíduos sólidos da região do Vale do Itajaí. Desta forma, um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) multirotor foi desenvolvido para capturar imagens de áreas naturais, antropizadas e aterros sanitários controlados. O protótipo está em fase de testes pelo Núcleo de Estudos da Tecnociência, da Furb, e tem previsão de conclusão, com transferência de tecnologia para a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR), em 2019.

*Texto/fotos: Gisele Silveira | Jornalista Cecom/Blumenau