Projeto de extensão IFC Debate promoveu atividade no Campus Fraiburgo

Em 28 de junho, foi realizada no IFC Campus Fraiburgo a 2ª sessão do projeto de extensão IFC Debate com tema “Impeachments na breve história do Brasil República”. Participaram da atividade cerca de 70 pessoas entre estuadantes, professores e comunidade externa. A mesa-redonda, composta pelos professores Cristiane Aparecida Fontana Grumm, Vanderlei Cristiano Juraski e Rafael Vinícius Martins, debateu o impeachment como um instrumento jurídico e político amplamente difundido nos estados democráticos.

Foram analisados, a partir das conjunturas sócio-históricas das décadas de 1990 e 2010, os processos de impeachments de Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff. “O processo de impeachment está previsto nos ordenamentos jurídicos de muitos países democráticos. Servindo para preservar as democracias contra as arbitrariedades cometidas pelos governantes no exercício do poder. Contudo, em países com uma matriz cultural autoritária, este instrumento pode ser utilizado não para assegurar o Estado democrático de direito, mas para atingir os objetivos políticos de determinados setores da sociedade”, apontou Juraski, coordenador do projeto.

Segundo o coordenador, o projeto de extensão IFC Debate foi concebido para possibilitar a reflexão sobre temas que impactam a sociedade brasileira e que merecem ser aprofundados no ambiente acadêmico. “Os impeachments, por exemplo, não podem ser vistos como tabus dentro da escola. Esses processos precisam ser sistematicamente discutidos, a fim de possibilitarem um amadurecimento político dos estudantes e da comunidade externa”, concluiu.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães
com informações e foto do professor Juraski