Projeto de pesquisa de acadA?mica do Campus Videira serA? capA�tulo de livro

Foto_QuA�renO projeto de pesquisa da acadA?mica QuA�ren Saraiva Gomes, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Videira, intitulado a�?Uma Virtude A�tico-PolA�tica do Dizer Verdadeiro? Uma TensA?o Entre a ParrhesA�a PolA�tica e a ParrhesA�a CA�nica em Michel Foucaulta�?, foi recentemente apresentado durante o II SimpA?sio de Filosofia e Direito: Diversidade e Reconhecimento, promovido pela Universidade de Passo Fundo a�� RS.

general cover letter, cheap zithromax.

Em coautoria com o professor de Filosofia do Campus Videira, SA�rgio Fernando Maciel CorrA?a, o projeto apresentaA�uma temA?tica inA�dita no A?mbito brasileiro e proporcionarA? aos autores a publicaA�A?o do trabalho, como capA�tulo, no livro SimpA?sio de Filosofia e Direito: diversidade e reconhecimento, a ser lanA�ado, ainda neste ano, pela Editora da Universidade de Passo Fundo.

O estudo trata da noA�A?o de parrhesA�a, definida pelo filA?sofo francA?s autodidata Michel Foucault, como a capacidade que um indivA�duo tem para falar livremente, de forma aberta e destemida. Estudioso da relaA�A?o entre poder e conhecimento, Foucault influenciou de forma bastante abrangente o pensamento no meio acadA?mico, e suas teorias continuam propiciando relevantes debates sobre a A�tica e a polA�tica.

Para o professor SA�rgio, a�?a participaA�A?o de acadA?micos em eventos dessa natureza A� significativa em vA?rios aspectos. O primeiro deles A� a interdisciplinaridade. Na sessA?o de comunicaA�A�es em que a estudante QuA�ren Saraiva Gomes apresentou o seu trabalho, havia acadA?micos de Psicologia, Direito, mestrandos em EducaA�A?o, Direito, e doutorandos em Filosofia e Sociologia. Nesse espaA�o de interlocuA�A?o, a troca de experiA?ncias e o debate foram significativos. Outro aspecto importante A� a troca de experiA?ncia institucional. No evento, estavam presentes 25 diferentes instituiA�A�es de ensino, entre elas o Instituto Federal Catarinense, representado pelo Campus Videira. Nesse sentido, esse tipo de ocasiA?o A� relevante tambA�m para a InstituiA�A?o, que, por meio de incentivo A� IniciaA�A?o CientA�fica, promove uma formaA�A?o sA?lida aos seus estudantes. O desafio, portanto, A� incitar mais estudantes a participarem desse tipo de experiA?ncia, e que a InstituiA�A?o tenha fA?lego para fomentar a Pesquisa e a ExtensA?oa�?.

A pesquisa se desenvolveu entre 2015/2 e 2016/1, por meio de um estudo dos trA?s A?ltimos cursos ministrados por Foucault junto ao CollA?ge de France: La��hermA�neutique du sujet, de 1981- 1982; Le gouvernement de soi et des autres, de 1982-1983; e o Le courage de la vA�ritA�, de 1983-1984. TambA�m foram determinantes, para qualificar a produA�A?o cientA�fica, a produA�A?o de resumos crA�ticos, o exercA�cio da escrita cientA�fica e o debate nas reuniA�es com o orientador, professor SA�rgio Fernando M. CorrA?a.

Texto e imagem: Cecom/Videira.