Projeto de pesquisa e extensA?o resgata prA?ticas tradicionais da forja artesanal

buying essays online, purchase dapoxetine.

Que tal produzir, artesanalmente, peA�as como abridor de garrafa, garfos, cestas, anA�is, brincos e facas utilizando, por exemplo, a sucata de aA�o? Essa A� a proposta de um dos projetos de Pesquisa e ExtensA?o do Campus Blumenau, que vai de marA�o a dezembro deste ano.

O projeto foi um dos selecionados pelo IFC para receber recursos provenientes do orA�amento da Pesquisa e da ExtensA?o, geridos pelas respectivas prA?-reitorias. O Edital 267/2017 visa projetos voltados ao desenvolvimento e A� disseminaA�A?o de aA�A�es integradas de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o que focam na melhoria e no aperfeiA�oamento dos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs) de Santa Catarina.

Segundo o professor Rafael GonA�alves de Souza, coordenador do projeto, a ideia A� proporcionar aos participantes, alA�m do resgate histA?rico-cultural, a aprendizagem de novas habilidades e novos conhecimentos tA�cnicos necessA?rios para a execuA�A?o de um novo ofA�cio como fonte alternativa de renda. a�?O projeto visa resgatar valores e conhecimentos das prA?ticas tradicionais de forja artesanal por martelamento, atualmente esquecida, e restrita a peA�as industriaisa�?, explica ele.

Antes de se aventurarem na prA?tica, os participantes tA?m aulas de conhecimentos bA?sicos de metalurgia ferrosa, conformaA�A?o mecA?nica a quente e por forjamento a martelo livre, tratamentos tA�rmicos e usinagem. Depois, fazem a coleta de sucatas passA�veis de forja e beneficiamento, para, por fim, partirem para o trabalho manual, que prevA? o corte da prA�-forma da peA�a; o desbaste abrasivo; a forja a quente para conformaA�A?o e melhoria metalA?rgica da liga; o tratamento tA�rmico de tA?mpera e de revenido; o lixamento; e a lapidaA�A?o e fabricaA�A?o de acabamentos e adornos.

Processo de seleA�A?o

O projeto prevA? cinco vagas para alunos regularmente matriculados no Campus Blumenau e cinco vagas para a comunidade externa. Alunos bolsistas do campus jA? estA?o participando do projeto. A previsA?o A� de que as inscriA�A�es para a comunidade externa abram no segundo semestre. As atividades sA?o realizadas A�s sextas-feiras, das 13h A�s 17h, no laboratA?rio de MecA?nica.

*Texto: Cecom Blumenau/Gisele Silveira | Jornalista
**Fotos: Professor Rafael GonA�alves de Souza