Projeto desenvolvido no IFC conquista prA?mio nacional

moabSegundo dados de abril de 2016 da OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas (ONU), cerca de 1% da populaA�A?o mundial a�� ou um em cada 68 crianA�as a�� apresenta algum transtorno do espectro do autismo, e a ocorrA?ncia da condiA�A?o neurolA?gica tem aumentado. A maioria dos afetados A� de crianA�as. (Fonte: https://goo.gl/T5er1B).

Em reportagem especial da revista EspaA�o Aberto da USP, realiza em abril de 2015, a repA?rter afirma que, no Brasil, informaA�A�es sobre o transtorno ainda sA?o vagas e pacientes tA?m dificuldades em obter diagnA?stico precoce e tratamento. (Fonte: https://goo.gl/il6Kz8).

O assunto A� relevante e necessA?rio. Por isso, envolver instituiA�A�es de ensino neste debate A� fundamental. No Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Araquari o tema virou projeto que resultou na conquista do PrA?mio Orgulho Autista 2016 a�� categoria Professor Destaque.

Segundo o professor Casemiro JosA� Mota, que conquistou o prA?mio e desenvolveu a ideia do projeto, a aA�A?o foi realizada tendo como base um trabalho feito pelo curso TA�cnico em InformA?tica envolvendo um estudante. a�?Doei o modelo de avaliaA�A?o para que o Movimento do Orgulho Autista do Brasil (MOAB), em BrasA�lia, desenvolvesse com outros estudantes, o que funcionou bema�?, relata ele.

O projeto Diploma Social A� direcionado para estudantes com dificuldades como autismo e SA�ndrome de Down. Atua na identificaA�A?o dos conhecimentos essA?ncias que sirvam como facilitadores para autonomia de pessoas com deficiA?ncia, bem como aqueles imprescindA�veis para que o aluno conquiste a DiplomaA�A?o Social. a�?A� um processo de inclusA?o ampla, que coloca como objetivo manter o estudante com dificuldades integrado socialmente mesmo quando nA?o tem boas possibilidades de aprendizagem de conteA?dos formais. Estuda o mesmo tempo que os outros, mas recebe certificaA�A?o somente daquilo que consegue aprender e desenvolver autonomamentea�?, diz o professor.

Muitos autistas tA?m sito beneficiados com a proposta apA?s o seu envio ao MOAB. a�?Milhares de jovens em nossas escolas estA?o sendo considerados inferiores, vivendo o que chamo de discriminaA�A?o institucional, que nA?o vA? a necessidade de atendimento diferenciado nem de especialistas, mas admite estudantes com diversas dificuldadesa�?, finaliza ele.

Saiba mais sobre o PrA?mio Orgulho Autista 2016 em http://www.orgulhoautista.org/premio-orgulho-autista-2015

chronological resume, acquire lioresal. *Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagem: DivulgaA�A?o/MOAB.

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