Projeto do Campus São Bento do Sul leva literatura para as escolas da comunidade

O Campus São Bento do Sul terá este ano um projeto para estimular a leitura entre os estudantes do Ensino Médio: o Projeto de Ações Integradas “Literatura e Leitura Literária no Ensino Médio: quebrar barreiras, ampliar fronteiras”. A iniciativa é coordenada pela professora de espanhol do campus, Raquel Cardoso de Faria e Custódio, e pela professora de língua portuguesa Ana Paula Pereira Villela, e busca demonstrar a importância da literatura e da leitura literária na formação completa dos estudantes do Ensino Médio. Além das professoras Raquel e Ana Paula, estão no projeto os professores Diego Teixeira Witt, da área de computação, Cibelle Cristina Preussler, de inglês, e alguns alunos do Ensino Médio Integrado.

O projeto atuará da seguinte maneira: serão realizadas visitas às escolas de Ensino Médio da cidade de São Bento do Sul, levando aos alunos a experiência da leitura literária, com reflexões e discussões a respeito de obras e autores. As ações serão múltiplas: círculos de leitura, clube de leitura, oficinas literárias, entre outras propostas, trazendo um modo diferente de envolver a literatura no cotidiano dos adolescentes. Destaca-se que os títulos trabalhados no projeto estão presentes nas listas dos vestibulares de instituições públicas, em virtude da diversidade de gêneros, títulos e autores que estas seleções oferecem.

A primeira visita aconteceu na última quarta-feira, dia 17 de abril. O Colégio Celso Ramos Filho, localizado no bairro Oxford, foi a instituição escolhida para abrir os trabalhos. Cerca de 18 estudantes do ensino médio participaram da atividade, que discutiu a crônica “Chatear e Encher”, do escritor Paulo Mendes Campos.

Texto: Cecom/São Bento do Sul
Imagem: Divulgação/Equipe do Projeto