Projeto do IFC desenvolve transmissA�es online na LA�ngua Brasileira de Sinais

libras-online1Oportunizar a transmissA?o online em LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras), durante eventos e demais atividades de ensino, pesquisa e extensA?o – esse A� um dos objetivos de um projeto que estA? sendo desenvolvido no Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�Luzerna. Apresentado e colocado em prA?tica pela primeira vez durante a Semana de CiA?ncia e Tecnologia (Secitec), o projeto fez a primeira transmissA?o durante as bancas de trabalhos cientA�ficos do evento, realizadas entre os dias 14 e 17 de setembro.

De acordo com o professor Ivo Montanha JA?nior, coordenador do projeto, a ideia jA? era antiga. a�?Queremos que tanto o pA?blico interno do IFC quanto pessoas da comunidade externa tenham acesso aos eventos que a instituiA�A?o promovea�?, comenta. a�?Os alunos surdos tA?m sempre a interpretaA�A?o com o profissional ao lado. NA?o queremos substituir este intA�rprete, mas complementar a qualidade de ensino dos estudantes, para que possam, por exemplo, participar de um grupo de estudos em algum lugar ou momento em que o intA�rprete nA?o possa estar presentea�?, fala Ivo.

letter writing paper, acquire dapoxetine.

Uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) -A�Campus Erechim tambA�m estA? sendo discutida. a�?Faremos alguns testes em breve, assim que tivermos algumas transmissA�es com servidores ou alunos do IFC. Eles estA?o bem empolgados e querem participar ativamente para estender o projeto lA?a�?.

Ainda segundo o professor, o projeto vai alA�m dos avatares tradicionais jA? disponA�veis no mercado, que, na sua opiniA?o, nA?o conseguem fazer a interpretaA�A?o da forma ideal. Outra vertente da iniciativa A� fazer uma rede entre os campi do IFC, utilizando os intA�rpretes de todas as unidades e, assim, oferecer o serviA�o para mais pessoas com deficiA?ncia auditiva e surdez. a�?Pretendemos fazer transmissA�es de apresentaA�A�es da Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (MICTI), jA? com equipamento melhora�?, finaliza Ivo.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.