Projeto do IFC desenvolve transmissões online na Língua Brasileira de Sinais

libras-online1Oportunizar a transmissão online em Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante eventos e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão – esse é um dos objetivos de um projeto que está sendo desenvolvido no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna. Apresentado e colocado em prática pela primeira vez durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec), o projeto fez a primeira transmissão durante as bancas de trabalhos científicos do evento, realizadas entre os dias 14 e 17 de setembro.

De acordo com o professor Ivo Montanha Júnior, coordenador do projeto, a ideia já era antiga. “Queremos que tanto o público interno do IFC quanto pessoas da comunidade externa tenham acesso aos eventos que a instituição promove”, comenta. “Os alunos surdos têm sempre a interpretação com o profissional ao lado. Não queremos substituir este intérprete, mas complementar a qualidade de ensino dos estudantes, para que possam, por exemplo, participar de um grupo de estudos em algum lugar ou momento em que o intérprete não possa estar presente”, fala Ivo.

Uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim também está sendo discutida. “Faremos alguns testes em breve, assim que tivermos algumas transmissões com servidores ou alunos do IFC. Eles estão bem empolgados e querem participar ativamente para estender o projeto lá”.

Ainda segundo o professor, o projeto vai além dos avatares tradicionais já disponíveis no mercado, que, na sua opinião, não conseguem fazer a interpretação da forma ideal. Outra vertente da iniciativa é fazer uma rede entre os campi do IFC, utilizando os intérpretes de todas as unidades e, assim, oferecer o serviço para mais pessoas com deficiência auditiva e surdez. “Pretendemos fazer transmissões de apresentações da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), já com equipamento melhor”, finaliza Ivo.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 4 de outubro de 2016, às 21:00 por Nicole Trevisol.