Projeto do IFC Sombrio foi aceito no 5A? Encontro Nacional de ComputaA�A?o dos Institutos Federais (ENCompIF)

Professores e estudantes do IFC Campus AvanA�ado Sombrio tiveram trabalho “A visA?o do aluno na utilizaA�A?o do FlipENEM: uma plataforma em fliperama com questA�es do ENEM” aceito no 5A? Encontro Nacional de ComputaA�A?o dos Institutos Federais (ENCompIF) que serA? realizado em conjunto com o XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de ComputaA�A?o, entre dias 22 e 26 de julho de 2018, em Natal, No Rio Grande do Norte.

De acordo com professor do Campus e orientador do projeto, Victor Martins de Sousa, o trabalho iniciou como projeto de trabalho de conclusA?o de curso (TCC), em 2017, em parceria com um projeto de Ensino. a�?FlipENEM A� uma plataforma em fliperama com questA�es do Enem. Consiste em um jogo direcionado a preparaA�A?o para o Enem. AlA�m dos A?timos resultados internamente (nota e utilizaA�A?o da plataforma), o projeto teve resultados importantes, inclusive com publicaA�A�es e premiaA�A?o em eventos externosa�?, explica.

Agora em 2018, o projeto de Ensino seguirA? com novos estudantes. a�?AlA�m da divulgaA�A?o em eventos externos, o FlipENEM ficarA? disponA�vel para estudantes do Campus no saguA?o, local bem prA?ximo da entrada principal. A previsA?o A� disponibilizA?-lo nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Para 2019, a intenA�A?o A� ampliar o projeto e hospedar fliperamas nas escolas de nA�vel mA�dio da regiA?o do extremo sul catarinensea�?, revela o professor de InformA?tica.

AlA�m de Sousa, o projeto conta com professor Matheus Lorenzato Braga e egressos do curso tA�cnico em InformA?tica integrado ao Ensino MA�dio, LA�via Silva Marques e Matheus da Silva Coelho.

Parcerias

Em 2018, a equipe iniciou o projeto FlipIFC (baseado no FlipENEM) serA? uma plataforma em fliperama com questA�es dos Exames de ClassificaA�A?o do IFC dos anos anteriores. a�?A� um projeto de ExtensA?o/Ensino, e tambA�m terA? como objetivo a divulgaA�A?o do IFC Campus AvanA�ado Sombrio e seus respectivos cursos tA�cnicos integrados. Teremos parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental em Sombrioa�?, conta Sousa.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es