Projeto leva alunos a refletirem sobre segurança do trabalho no campo

projeto-ensino1Iniciativa do curso de Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho do IFC Luzerna, o projeto “Trabalho: uma experiência prática” teve mais uma etapa concluída nas últimas semanas. Após a criação, em maio, de puffs ecológicos – para inserir junto aos estudantes conhecimentos sobre linhas de produção –, os futuros técnicos realizaram, desta vez, experiências na agricultura ou em outras atividades ao ar livre.

De acordo com a coordenadora do curso e também da ação, professora Giordana Caramori, as atividades foram bastante diversas. Alguns alunos aproveitaram para fazer uma ação social na horta do Hospital São Roque. Outros, em conjunto com a família, ordenharam vacas, trabalharam com flores e jardinagem, etc. “Esta proposta possibilitou ao grupo, além do contato com esta rotina de trabalho, uma sensibilização quanto às exposições, os riscos e demandas num contexto de saúde e segurança do trabalho”, comenta a professora.

A estudante Caroline Ramos Ferreira foi uma das alunas participantes. “Através desta experiência, pude ter um novo olhar sobre as atividades desenvolvidas no campo, tal como os riscos a que os trabalhadores estão expostos na sua jornada de trabalho”, conta. “Assim, observei que a teoria se aplica à prática, o que é de extrema importância para minha formação.”.

A colega Letícia Gomes afirma que, até então, nunca havia tido a mínima noção de como era trabalhar no campo. “Eu não tinha essa experiência. Essa etapa do projeto me proporcionou uma nova vivência”, fala. “Foi muito importante para a minha formação porque pude perceber, na prática, como as atividades desenvolvidas no campo demandam grande esforço físico e expõem o trabalhador a agentes de risco.”.

Segundo a professora Giordana, a próxima etapa do projeto terá como tema “atendimento ao público”, com os estudantes fazendo atividades no comércio, por exemplo, e verificando os riscos que envolvem a saúde do trabalhador nestes ambientes.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de setembro de 2016, às 19:01 por Nicole Trevisol.