Projeto leva alunos a refletirem sobre seguranA�a do trabalho no campo

film rev, order clomid. projeto-ensino1Iniciativa do curso de Ensino MA�dio Integrado em SeguranA�a do Trabalho do IFC Luzerna, o projeto a�?Trabalho: uma experiA?ncia prA?ticaa�? teve mais uma etapa concluA�da nas A?ltimas semanas. ApA?s a criaA�A?o, em maio, de puffs ecolA?gicos a�� para inserir junto aos estudantes conhecimentos sobre linhas de produA�A?o a��, os futuros tA�cnicos realizaram, desta vez, experiA?ncias na agricultura ou em outras atividades ao ar livre.

De acordo com a coordenadora do curso e tambA�m da aA�A?o, professora Giordana Caramori, as atividades foram bastante diversas. Alguns alunos aproveitaram para fazer uma aA�A?o social na horta do Hospital SA?o Roque. Outros, em conjunto com a famA�lia, ordenharam vacas, trabalharam com flores e jardinagem, etc. a�?Esta proposta possibilitou ao grupo, alA�m do contato com esta rotina de trabalho, uma sensibilizaA�A?o quanto A�s exposiA�A�es, os riscos e demandas num contexto de saA?de e seguranA�a do trabalhoa�?, comenta a professora.

A estudante Caroline Ramos Ferreira foi uma das alunas participantes. a�?AtravA�s desta experiA?ncia, pude ter um novo olhar sobre as atividades desenvolvidas no campo, tal como os riscos a que os trabalhadores estA?o expostos na sua jornada de trabalhoa�?, conta. a�?Assim, observei que a teoria se aplica A� prA?tica, o que A� de extrema importA?ncia para minha formaA�A?o.a�?.

A colega LetA�cia Gomes afirma que, atA� entA?o, nunca havia tido a mA�nima noA�A?o de como era trabalhar no campo. a�?Eu nA?o tinha essa experiA?ncia. Essa etapa do projeto me proporcionou uma nova vivA?nciaa�?, fala. a�?Foi muito importante para a minha formaA�A?o porque pude perceber, na prA?tica, como as atividades desenvolvidas no campo demandam grande esforA�o fA�sico e expA�em o trabalhador a agentes de risco.a�?.

Segundo a professora Giordana, a prA?xima etapa do projeto terA? como tema a�?atendimento ao pA?blicoa�?, com os estudantes fazendo atividades no comA�rcio, por exemplo, e verificando os riscos que envolvem a saA?de do trabalhador nestes ambientes.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.