Projeto prevA? drone para fiscalizar utilizaA�A?o de recursos naturais no Vale do ItajaA�

Aterro SanitA?rio de TimbA?, que recebe resA�duos dos municA�pios que fazem parte do ConsA?rcio Intermunicipal do MA�dio Vale do ItajaA�, tambA�m serA? monitorado.

A partir de uma patente desenvolvida pela parceria entre Instituto Federal Catarinense (IFC) e NA?cleo de Estudos da TecnociA?ncia (NET), da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o pesquisador, do IFC Campus Blumenau, professor PA�ricles Rocha da Silva estA? desenvolvendo outro projeto, que prevA? a utilizaA�A?o de drone para fiscalizar a utilizaA�A?o de recursos naturais do Vale do ItajaA�.

A ideia A� readequar o projeto conjunto do IFC/FURB a�� patenteado como MA�todo para Monitoramento de Enchentes em Tempo Real por Meio de VeA�culo AA�reo nA?o Tripulado a�� para atender A�s necessidades de gestA?o ambiental em A?reas de risco. Na nova proposta, o drone captarA? imagens para diagnA?stico, planejamento e monitoramento ambiental. a�?A intenA�A?o A� identificar A?reas com degradaA�A?o ambiental, como deslizamentos ou desmatamentos, que contribuem para poluiA�A?o das A?guas de abastecimento, alA�m de monitorar o funcionamento de aterros sanitA?rios controladosa�?, explica PA�ricles.

Para isso, um novo protA?tipo estA? sendo criado pelo NA?cleo de Estudos da TecnociA?ncia, uma vez que aquele desenvolvido para as enchentes nA?o atende aos objetivos do novo projeto. Estudos sobre a legislaA�A?o atual, que trata do uso de veA�culos aA�reos nA?o tripulados na regiA?o, tambA�m estA?o previstos.

O IFC Campus write my paper for me, cheap lioresal. Blumenau e a FURB jA? fecharam acordo de cooperaA�A?o para desenvolverem o projeto. O instituto contarA? tambA�m com a coparceria da AgA?ncia Intermunicipal de RegulaA�A?o do MA�dio Vale do ItajaA� (AGIR), A?rgA?o pA?blico que, ao final dos trabalhos, receberA? a nova tecnologia. a�?A proposta de transferA?ncia tecnolA?gica para a AGIR tem como objetivo transformar a competA?ncia cientA�fica desenvolvida em um bem coletivo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do Vale do ItajaA�a�?, observa PA�ricles.

Segundo o pesquisador, alguns objetivos comeA�arA?o a ser implantados aindaA�em 2018, como reflorestamento de A?reas que sofreram deslizamentos, por exemplo. a�?AlA�m disso, produziremos cartilhas educativas e realizaremos encontros com a comunidadea�?, adiantou PA�ricles.

Projeto foi aprovado pelo IFC para receber apoio financeiro

No final do mA?s de fevereiro, o projeto foi um dos selecionados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) para receber recursos provenientes do orA�amento da Pesquisa e da ExtensA?o, geridos pelas respectivas prA?-reitorias. O Edital nA? 267/2017 visa a projetos voltados ao desenvolvimento e A� disseminaA�A?o de aA�A�es integradas de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o que focam na melhoria e no aperfeiA�oamento dos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs) de Santa Catarina.

*Texto: Gisele Silveira | Jornalista a�� JP 4506/SC | Cecom Campus/Blumenau **Fotos: PA�ricles da Silva