Projeto promove visita virtual aos maiores museus do mundo

projeto-museus-virtuaisConhecer novos lugares, novas culturas. Vivenciar experiA?ncias A?nicas e transformadoras. Tudo isso faz parte da fantasia do ser humano, por isso somos tA?o curiosos para saber sobre o nosso passado: de onde viemos, o que fizemos, para onde vamos? Do futuro, temos apenas projeA�A�es incertas, mas, sobre o passado, temos diversos materiais disponA�veis que podem nos contar sobre o que somos e o que nos tornamos.

Para que mais pessoas possam ter acesso A�s peA�as que mostram o nosso passado, o Instituto Federal Catarinense a�� Campus ConcA?rdia desenvolveu o Projeto de ExtensA?o Museus Virtuais: conhecendo arte, pessoas e paisagens.

O objetivo da atividade A� permitir que estudantes, servidores e a comunidade da regiA?o tenham acesso A� arte utilizando a Internet. Para cada uma das duas sessA�es, marcadas para os dias 26 de outubro e 16 de novembro, esperam-se 120 pessoas que conhecerA?o os museus British Museum (Museu BritA?nico – Londres) e MusA�e du Louvre (Museu do Louvre – Paris).

As sessA�es de visitas virtuais aos museus acontecerA?o no auditA?rio do bloco do ensino mA�dio, no Campus ConcA?rdia. Segundo a coordenadora do projeto, Suzana Back, os espectadores terA?o contato com as principais obras de arte, personalidades, histA?ria e paisagem. a�?Esse espaA�o de contato com os grandes museus do mundo promove a aprendizagem ativa e participativa. Teremos uma tela de projeA�A?o que garantirA? maior qualidade de imagem durante as sessA�es e, ainda, aproveitaremos a estrutura do campus com sistema de audiovisual e acesso A� Internet para realizar a atividadea�?.

O investimento financeiro foi relativamente baixo diante do retorno social e cultural que a atividade busca promover. Conforme dados da Secretaria Estadual de Turismo, de 15 municA�pios que compA�em a AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), existem apenas nove instituiA�A�es destinadas a essa natureza, distribuA�das entre museus e casas de cultura.

Assim, o Projeto Museus Virtuais permite que o IFC – Campus ConcA?rdia contribua para o atendimento dessa demanda, estimulando o aprendizado entre seus estudantes e ofertando A� comunidade instrumentos para usufruir de diversas modalidades de arte.

a�?Temos notado um distanciamento dos jovens, bem como uma dificuldade em perceber significado nas principais manifestaA�A�es artA�stica e culturais. A falta de oportunidade de acesso a acervos artA�sticos relevantes, somado ao distanciamento dos grandes centros econA?micos e culturais, faz com que os alunos e, por consequA?ncia, a comunidade nA?o se percebam representados por tais expressA�es, nA?o reconhecendo seus significados e sua importA?nciaa�?, frisa a coordenadora.

making a cover letter, lioresal reviews.

Por outro lado, do ponto de vista educativo, em especial para as disciplinas de Arte, Sociologia, HistA?ria e Paisagismo, a realizaA�A?o do projeto criarA? uma aproximaA�A?o com conteA?dos importantes dessas A?reas, contribuindo para dar significado a temas trabalhados em sala de aula. a�?A Internet permite que se acesse esses conhecimentos, estimulando a descoberta, atraindo os jovens pelos recursos audiovisuais disponA�veis, favorecendo a fruiA�A?o da arte e do universo a ela relacionadoa�?, diz Suzana.

Para a professora, o IFC, enquanto uma das mais significativas instituiA�A�es de ensino, tem a responsabilidade de buscar e facilitar aos acadA?micos o acesso aos mais diversos conhecimentos. a�?Esperamos proporcionar um aprendizado de forma participante, possibilitando aos envolvidos usufruir das diversas formas de arte, compreender a arte como reflexA?o e crA�tica da histA?ria, e valorizar os museus e instituiA�A�es congA?neres como patrimA?nio cultural e como espaA�o de socializaA�A?o e construA�A?o do conhecimentoa�?, finaliza ela.

MAIS

Participam do Projeto de ExtensA?o Museus Virtuais: conhecendo arte, pessoas e paisagens 20 estudantes dos primeiros anos dos cursos tA�cnicos integrados ao ensino mA�dio do Campus ConcA?rdia e quatro professores das disciplinas de Arte, Sociologia, HistA?ria e Paisagismo. Com as duas sessA�es virtuais, serA?o atendidas 240 pessoas.A�A escolha de apresentar o British Museum e o MusA�e du Louvre se deu porque ambos sA?o reconhecidos como os maiores e mais importantes museus do mundo.

Os organizadores do projeto, apA?s as sessA�es, pretendem aprimorar a atividade e transformA?-lo em Programa no ano de 2017. a�?Como Programa, serA? possA�vel o aprimoramento no uso das ferramentas e a expansA?o do projeto, realizando mais sessA�es, buscando outros museus e apresentando em outras instituiA�A�esa�?, revela Back.

Confira a ProgramaA�A?o e participe.

  • Dia 26 de outubro, 19h30min, no auditA?rio do bloco do ensino mA�dio, IFC a�� Campus ConcA?rdia.

Museu BritA?nico | British Museum | London UK – Visite o museu emA�http://www.britishmuseum.org/

Apontado como o 5A� maior museu do mundo pela listagem da National Geographic, abriga mais de 7 milhA�es de objetos de todos os continentes, entre eles os Touros Alados do PalA?cio de SargA?n, o Hoa HakananaiA?a da Ilha de PA?scoa, a Pedra da Roseta, inA?meras esculturas gregas e egA�pcias, como os frisos do Partenon e o que restou de uma estA?tua colossal do faraA? egA�pcio HamsA�s II.

 

  • Dia 16 de novembro, 19h30min, no auditA?rio do bloco do ensino mA�dio, IFC a�� Campus ConcA?rdia.

Museu do Louvre | MusA�e du Louvre | Paris FR – Visite o museu emA�http://www.louvre.fr/

O 3A� maior museu do mundo e, provavelmente, o mais lembrado, foi uma fortaleza na Idade MA�dia e morada dos reis da FranA�a antes de se tornar museu, em 1793. Possui mais de 35 mil obras, entre elas a inesquecA�vel Monalisa, de Leonardo Da Vinci, a VA?nus, de Milo, a VitA?ria, de SamotrA?cia, os espetaculares painA�is de Jacque Louis-David, como a�?A CoroaA�A?o de NapoleA?o Bonapartea��. AlA�m disso, a arquitetura do prA�dio, com suas vA?rias fachadas, e a gigantesca pirA?mide de vidro sA?o atraA�A�es A� parte.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Imagem: DivulgaA�A?o/ConcA?rdia.

Deixe um comentário