Projeto Veterinário do Bem traz mais 70 alunos ao IFC Araquari e promove degustação de queijo e doce de leite

No dia 06 de novembro, aconteceu mais uma edição do Projeto Veterinário do Bem, intitulado “De onde vem o leite?”. As atividades aconteceram na UEA de Bovinocultura do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, durante os turnos da manhã e da tarde, orientadas pelo professor Maurício Lehmann, com a presença também dos professores Roberto Dombroski de Souza e Erica Perez Marson Bako, criadores do projeto.

Na realização desta segunda ação, o projeto contou com mais uma parceria dentro da instituição, a UEA Agroindústria. A servidora Mônica Oliveira Reis, que trabalha diretamente na Agroindústria, preparou dois produtos derivados de leite (queijo e doce de leite), que foram degustados pelos cerca de 70 alunos participantes do projeto na ocasião. Os estudantes que participaram das atividades têm idade média de 6 anos e frequentam o 1º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Rosalvo Fernandes, do município de Araquari.

Estas crianças foram recepcionadas e orientadas pelas alunas Bruna Correia, Emanoelle Regina Rosa, Manoela Furtado, Maria Eduarda Kuhnen Rieg e Maria Eduarda Rosa, da 2ª fase do curso de Medicina Veterinária do IFC Araquari, que explicaram todo o processo de produção do leite, desde a criação de bezerros até a industrialização do produto.

Este projeto tem como objetivo mostrar às crianças como ter uma boa relação com os animais, realçando o bem-estar animal dentro da cadeia produtiva. Isso trará boas influências no presente das crianças e auxiliará na criação de um futuro mais responsável, tornando-as propagadores de boas práticas e cuidados com os animais, além do conhecimento sobre os produtos e derivados do leite.

Texto e imagens: Adaptado do projeto “De onde vem o leite?”.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 10 de novembro de 2017, às 19:12 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).