Projeto visa saA?de de alunos do campus e da rede pA?blica de Blumenau

Quais sA?o os hA?bitos alimentares dos alunos? Eles praticam atividades fA�sicas? Com quais esportes eles se identificam? Com as respostas para essas e outras perguntas, os professores de EducaA�A?o FA�sica do Campus Blumenau, Deivis Frainer e Daniel Minuzzi de Souza, pretendem analisar o sobrepeso, a obesidade e o nA�vel de atividade fA�sica dos estudantes, com o objetivo de reduzir o sedentarismo.

O projeto estA? voltado A� Pesquisa e A� ExtensA?o, e o prazo para desenvolvimento A� de marA�o a dezembro deste ano. A pesquisa terA? carA?ter exploratA?rio e ocorrerA? por meio de questionA?rio voltado a estudantes do 1A? ao 3A? ano do ensino mA�dio do campus. a�?SerA?o questA�es sobre hA?bitos alimentares, prA?tica de atividade fA�sica, conhecimentos em nutriA�A?o, alA�m da escolaridade do pai, da mA?e e renda familiara�?, explica Frainer. TambA�m estA?o sendo coletadas medidas de peso e altura para o cA?lculo do IMC (A?ndice de Massa Corporal), dobras cutA?neas para classificar a adiposidade corporal e a circunferA?ncia da cintura, a fim de avaliar o risco cardiovascular.

how to write an intro for a research paper, zithromax without prescription.

JA? o projeto de extensA?o contarA? com atividades fA�sicas esportivas, jA? escolhidas pelos estudantes do campus, que foram divididas em esportes coletivos (basquete, futsal, handebol, voleibol e punhobol) e esportes individuais (atletismo, lutas, xadrez, badminton e tA?nis de mesa). SerA?o duas aulas semanais, de uma hora para cada atividade, em dias diferentes. Essas atividades serA?o abertas ao pA?blico externo.

Frainer explica que, paralelamente a esta aA�A?o, serA?o realizadas palestras sobre alimentaA�A?o saudA?vel e atividade fA�sica na rede pA?blica de ensino de Blumenau. a�?A agenda dessas palestras serA? definida com a Secretaria Municipal de EducaA�A?o e posteriormente, com as direA�A�es de cada escola. As palestras terA?o 45 minutos, mais 15 minutos para dA?vidas dos alunos. SerA?o palestras interativas, buscando dialogar com os alunosa�?, adianta Frainer.

Projeto foi aprovado pelo IFC para receber apoio financeiro

No final do mA?s de fevereiro, o projeto foi um dos selecionados pelo IFC para receber recursos provenientes do orA�amento da Pesquisa e da ExtensA?o, geridos pelas respectivas prA?-reitorias. O Edital 267/2017 visa projetos voltados ao desenvolvimento e A� disseminaA�A?o de aA�A�es integradas de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o que focam na melhoria e no aperfeiA�oamento dos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs) de Santa Catarina.

Texto/Fotos: Cecom/Blumenau / Gisele Silveira