Projetos Integradores em Automação Industrial são apresentados

integradoresO dia 22/6 foi de apresentação dos Projetos Integradores do curso Técnico Subsequente em Automação Industrial. No total, três trabalhos de seis alunos do IFC Luzerna foram avaliados pelos professores Marcos Fiorin e Tiago Dequigiovani. Entre as ideias apresentadas, destacam-se uma planta de controle de temperatura, um processo de classificação de produto por peso em um sistema de transporte por esteira e também um sistema automatizado para acionamento de um picador de madeira.

O Projeto Integrador é uma disciplina comum a todas as modalidades de cursos do IFC Luzerna e tem por objetivo principal integrar conhecimentos teóricos e práticos de diferentes disciplinas cursadas pelos alunos. De acordo com o professor Marcos Fiorin, os trabalhos demonstram o alinhamento da instituição com os arranjos produtivos locais. “Nas disciplinas de projetos integradores, trabalhamos com o objetivo de preparar os alunos tecnicamente para atender a demanda de mão de obra qualificada em nossa região. Por isso, os processos produtivos existentes nas empresas locais são utilizados como exemplos e apresentados como desafios de projeto para os alunos”, salienta o docente.

O professor Tiago Dequigiovani acrescenta que todas as propostas iniciais dos projetos foram concluídas com êxito, apresentando um nível técnico superior às expectativas. “Os fatores determinantes para o sucesso foram a qualidade do curso e o empenho dos alunos nas disciplinas”, comenta Tiago.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 24 de junho de 2015, às 14:48 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).