Pronatec terá 2 milhões de matrículas em 2016

evento-pronatec5A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (9/3) a oferta de 2 milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa governamental, criada em 2011, vai oferecer cursos técnicos e profissionalizantes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no Sistema S, além de escolas estaduais e municipais. Do total de vagas ofertadas para 2016, estão previstas 372 mil em cursos técnicos e 1,627 milhões em cursos de qualificação profissional.

Para possibilitar essa quantidade de matrículas e fortalecer o Pronatec, o MEC firmou uma parceria com as entidades do Sistema S. Participam, dessa parceria, Senai, Senac, Senar, Senat e Sebrae. Outros ofertantes do programa são os institutos federais e as redes estaduais e municipais.

A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, acompanhou a solenidade, que aconteceu na manhã de hoje (9) no Palácio do Planalto, em Brasília.

MAIS

Um dos destaques do programa em 2016 é o fortalecimento do Pronatec EJA: os jovens e adultos que, por algum motivo, interromperam seus estudos, terão a oportunidade de participar do programa tendo seus conhecimentos, oriundos do trabalho e de experiências anteriores, valorizados e aproveitados ao longo dos cursos. O Pronatec EJA se relaciona diretamente à meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê, até 2024, a oferta de, no mínimo, 25% das matrículas a jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, vinculadas à educação profissional.

Os estudantes do programa também poderão optar pelo e-Pronatec, que os permite estudar onde e quando preferir, de acordo com a própria disponibilidade. O aluno que escolher essa modalidade poderá estudar por meio de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em demais canais educativos, ofertados principalmente pelos institutos federais e pelo Sistema S.

Sobre o Pronatec – Em geral, são oferecidos, pelo Pronatec, dois tipos de formação: cursos técnicos de maior duração, que variam de um ano e meio a dois anos, e cursos de qualificação profissional de curta duração, que podem durar de dois até seis meses. Todos são gratuitos, e o aluno ganha a matrícula, os livros, o uniforme, o material para usar nas aulas práticas e até auxílio para a alimentação e o transporte. Os cursos são divididos principalmente nas áreas da indústria, comércio, agricultura e transportes. Dos beneficiados do Pronatec, 70% são jovens com até 29 anos, 60% são mulheres, e um terço das matrículas acontece na região Nordeste.

De 2011 a 2015, o Pronatec registrou 9,4 milhões de matrículas entre cursos técnicos e de qualificação profissional. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas, sendo os cursos técnicos mais procurados: Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Logística. Na parte dos cursos de qualificação profissional, os mais requisitados foram operador de computador, assistente administrativo e horticultor orgânico.

*Texto: Assessoria de Comunicação Social/MEC.

** Fotos: Divulgação MEC/SETEC, CONIF.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de março de 2016, às 18:41 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).