Pronatec terA? 2 milhA�es de matrA�culas em 2016

evento-pronatec5A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (9/3) a oferta de 2 milhA�es de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa governamental, criada em 2011, vai oferecer cursos tA�cnicos e profissionalizantes nos Institutos Federais de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia, no Sistema S, alA�m de escolas estaduais e municipais. Do total de vagas ofertadas para 2016, estA?o previstas 372 mil em cursos tA�cnicos e 1,627 milhA�es em cursos de qualificaA�A?o profissional.

Para possibilitar essa quantidade de matrA�culas e fortalecer o Pronatec, o MEC firmou uma parceria com as entidades do Sistema S. Participam, dessa parceria, Senai, Senac, Senar, Senat e Sebrae. Outros ofertantes do programa sA?o os institutos federais e as redes estaduais e municipais.

A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), SA?nia Regina de Souza Fernandes, acompanhou a solenidade, que aconteceu na manhA? de hoje (9) no PalA?cio do Planalto, em BrasA�lia.

MAIS

Um dos destaques do programa em 2016 A� o fortalecimento do Pronatec EJA: os jovens e adultos que, por algum motivo, interromperam seus estudos, terA?o a oportunidade de participar do programa tendo seus conhecimentos, oriundos do trabalho e de experiA?ncias anteriores, valorizados e aproveitados ao longo dos cursos. O Pronatec EJA se relaciona diretamente A� meta 10 do Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE), que prevA?, atA� 2024, a oferta de, no mA�nimo, 25% das matrA�culas aA�jovens e adultos, nos ensinos fundamental e mA�dio, vinculadas A� educaA�A?o profissional.

Os estudantes do programa tambA�m poderA?o optar pelo e-Pronatec, que os permite estudar onde e quando preferir, de acordo com a prA?pria disponibilidade. O aluno que escolher essa modalidade poderA?A�estudar por meio de plataformas digitais, simuladores, animaA�A�es e outros mA�todos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em demais canais educativos, ofertados principalmente pelos institutos federais e pelo Sistema S.

Sobre o Pronatec – Em geral, sA?o oferecidos, pelo Pronatec, dois tipos de formaA�A?o: cursos tA�cnicos de maior duraA�A?o, que variam de um ano e meio a dois anos, e cursos de qualificaA�A?o profissional de curta duraA�A?o, que podem durarA�de dois atA� seis meses. Todos sA?o gratuitos, e o aluno ganha a matrA�cula, os livros, o uniforme, o material para usar nas aulas prA?ticas e atA� auxA�lio para a alimentaA�A?o e o transporte. Os cursos sA?o divididos principalmente nas A?reas da indA?stria, comA�rcio, agricultura e transportes. Dos beneficiados do Pronatec, 70% sA?o jovens com atA� 29 anos, 60% sA?o mulheres, e um terA�o das matrA�culas acontece na regiA?oA�Nordeste.

De 2011 a 2015, o Pronatec registrou 9,4 milhA�es de matrA�culas entre cursos tA�cnicos e de qualificaA�A?o profissional. Em 2015, foram 1,3 milhA?o de matrA�culas, sendo os cursos tA�cnicos mais procurados: TA�cnico em InformA?tica, TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho e TA�cnico em LogA�stica. Na parte dos cursos de qualificaA�A?o profissional, os mais requisitados foram operador de computador, assistente administrativo e horticultor orgA?nico.

writing a statement of purpose, purchase clomid.

*Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social/MEC.

** Fotos: DivulgaA�A?o MEC/SETEC, CONIF.