Recursos digitais disponíveis nas bibliotecas do IFC

Cada dia aumenta o número de informações circulando pelos meios físicos e digitais. Os recursos são muitos, alguns deles pagos e outros disponíveis para todos de forma gratuita. O sistema de bibliotecas do IFC organizou e listou alguns deles que podem ser de interesse da comunidade acadêmica:

a) Bibliotecas virtuais temáticas: com destaque para a Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia.  Essa reúne todos os documentos possíveis publicados na área, incluindo Teses, Dissertações, artigos de periódicos, mas traz também eventos e outras informações relacionadas na área. Muito interessante para alunos e profissionais.

b) Internet Bird Collection – Site em inglês mas muito organizado, com informações sobre aves do mundo inteiro, incluindo vídeos, fotos e sons desses animais. Na imagem aparece o mapa do estado de Santa Catarina e as localidades de onde foram coletadas informações sobre as espécies. Para saber mais sobre os pássaros em nosso estado clique aqui.

c) Google acadêmico. Todos estamos acostumados a buscar no google, simplesmente, mas para quem busca material específico vale a pena consultar nessa aba, que trará resultados melhor direcionados para o que se tem interesse, sem perder tempo vagando por conteúdos repetidos ou falsamente relacionados.

d) Livros disponíveis eletronicamente:
Science Direct – da editora Elsevier
Scielo books – possui 636 títulos em acesso aberto, disponível para leitura e pesquisa
Domínio público – Como o nome já diz, não há mais direitos autorais e incluem muitos livros clássicos brasileiros.
Livros grátis – o Site inclui muitos livros de várias áreas, desde astronomia a medicina, de geografia a literatura. Vale a pena pesquisar.
Portal Catarina – Organizado pela UFSC oferece obras de escritores catarinense, com mais de 2600 arquivos digitalizados disponíveis a todos.

e) Além disso há o Portal da CapesPortal Scielo  e, por fim, a Biblioteca Digital de teses e dissertações, disponibilizando o conhecimento científico mais atualizado possível para uso do estudante/professor e pesquisador.

Fonte: Nauria Fontana
Bibliotecária IFC Campus Concórdia