Rede Federal completa 106 anos

strong thesis statements, clomid online. 106anos-RedeCom forte polA�tica de interiorizaA�A?o, a Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica completa, no dia 23 de setembro, 106 anos de educaA�A?o pA?blica, gratuita e de excelA?ncia. Criada a partir de uma proposta pedagA?gica inovadora, na qual ensino, pesquisa e extensA?o sA?o indissociA?veis, a Rede atua em todos os nA�veis e modalidades da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica e na formaA�A?o de professores para a educaA�A?o bA?sica, desenvolve a pesquisa, a inovaA�A?o e a extensA?o tecnolA?gica em sintonia com o setor produtivo.

A Rede Federal A� composta por 38 Institutos Federais, 2 Centros de EducaA�A?o TecnolA?gica e o ColA�gio Pedro II, contabilizando 562 unidades em todo o PaA�s. Juntas, essas instituiA�A�es atendem a mais de um milhA?o de jovens e adultos, da formaA�A?o inicial e continuada A� pA?s-graduaA�A?o. Para isso, contam com a dedicaA�A?o de cerca de 60 mil servidores (professores e tA�cnicos administrativos). A expectativa A� que, atA� 2018, outras 208 unidades sejam implantadas.

O presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), Belchior de Oliveira Rocha, ressalta que a qualidade da Rede vai alA�m dos nA?meros. a�?Registramos estatA�sticas muito positivas, mas o que realmente qualifica as instituiA�A�es sA?o a natureza contemporA?nea, o carA?ter inovador, a polA�tica de inclusA?o social e a formaA�A?o de cidadA?os. Trabalhamos para transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento do PaA�sa�?, disse.

HistA?rico a�� Em 23 de setembro de 1909, o entA?o presidente Nilo PeA�anha criou 19 escolas de Aprendizes ArtA�fices, uma em cada capital dos estados constituA�dos A� A�poca, dando inA�cio A� trajetA?ria da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica. Desde entA?o, essas instituiA�A�es passaram por diversas mudanA�as de nomenclatura e reordenamento. A mais recente ocorreu em 2008, quando foram criados os institutos federais de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia.

* Texto e imagem: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.