Rede Federal e Finlândia estreitam relações

Conhecer o sistema educacional finlandês, observar a relação das universidades com as empresas, prospectar parcerias e discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro são alguns dos objetivos da delegação brasileira que cumprirá agenda na Finlândia ao longo dos dias 21 a 25 de setembro. A missão técnica foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A delegação é composta por reitores, assessores de Relações Internacionais das instituições da Rede Federal e representantes do Ministério da Educação (MEC), que visitarão universidades e empresas na capital finlandesa, Helsinque, e nas cidades de Hamelina, Tampere e Turku. A programação inclui debates, apresentação do sistema educacional brasileiro e participação em seminários.

Para a realização da missão, o Conif conta com o apoio do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

Professores para o futuro – Em 2014 e 2015, ao total, 62 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o Futuro, realizaram intercâmbio de capacitação naquele país do norte europeu. A iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas na Finlândia.

* Texto: Assessoria de Comunicação/Conif.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 24 de setembro de 2015, às 19:59 por Nicole Trevisol.