Reitor do IFC firma parceria com Instituto Politécnico do Porto

reditec-ipp1O reitor do IFC, Francisco José Montório Sobral, realizou, no dia 21 de outubro, a assinatura pública do protocolo de intenções entre o IFC e o Instituto Politécnico do Porto (IPP/Portugal), que visa estabelecer ações conjuntas de cunho técnico, científico e cultural entre as instituições. A solenidade ocorreu durante a XXXIX Reditec (Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica), realizada de 20 a 23 de outubro em Fortaleza (CE).

Segundo Sobral, o IPP tem um modelo semelhante aos IFs no Brasil, mas possui uma maior oferta em cursos de pós-graduação. “Essa parceria tará benefícios para os estudantes e servidores do IFC, além de potencializar a internacionalização da instituição no continente europeu”, relata ele. Outra vantagem desta parceria é a proximidade entre as línguas faladas nestes dois países.

“Este é o fruto da viagem realizada entre os dias 16 e 25 de setembro da Missão Setec/Conif, sendo que este foi um dos principais objetivos de participarmos da Missão: observar e conhecer novas propostas educacionais para fomentar parcerias entre instituições. E agora colhemos o resultado por meio da parceria entre IFC e IPP”, reforça Sobral.

Além do IFC, os institutos federais do Ceará e Fluminense também assinaram o protocolo de intenções com o IPP.

Palestra no Reditec 2015 – Durante a XXXIX Reditec, o reitor Francisco Sobral proferiu a palestra “Educação do campo e a sua relação com os IFs” na tarde do dia 21/10/15. Cerca de 500 pessoas acompanharam o momento, que retratou a experiência do IFC enquanto junção de escolas agrotécnicas e colégios agrícolas, voltados à educação agrícola, inseridos dentro de um novo potencial de discussão sobre a educação no campo.

reditec-ipp2-1 reditec-ipp4-1 reditec-ipp3

* Texto: CECOM/Reitoria.

** Fotos: Divulgação/Gabinete.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 27 de outubro de 2015, às 19:11 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).