Reitora debate investimentos em campi do IFC

Reunião Abelardo Luz.

A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, recebeu, entre os dias 2 e 3 de março, visitas para tratar de investimentos em alguns dos campi da instituição. As reuniões aconteceram na Reitoria, em Blumenau, e contou com a presença dos pró-reitores.

No dia 02, o diretor do Campus Avançado Abelardo Luz, Jolcemar Ferro, e o coordenador pedagógico Maicon Fontanive trataram do planejamento orçamentário da unidade, como também de projetos futuros para abertura de novos cursos. Este é o primeiro ano em que o Campus terá orçamento próprio. “O foco da reunião foi tratar das primeiras ações orçamentárias do Campus. Ainda, trouxemos à reitora a possibilidade de oferta do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade concomitância externa, em maio deste ano”, explica Ferro.

Atualmente, o IFC atua em dois pontos na cidade de Abelardo Luz: 1) Campus Avançado Abelardo Luz, localizado no Assentamento José Maria (a 32 km da área urbana), local em que foi ofertada a Pós-Graduação em Educação do Campo; 2) Parte da estrutura de uma escola municipal, onde é ofertado o curso Técnico Subsequente em Agropecuária e funciona a coordenação.

“Neste ano, pretendemos envolver a comunidade na seleção de um curso FIC, e, para 2017, estudamos a oferta do primeiro curso superior, em Pedagogia. Além disso, buscamos a ampliação do quadro de professores e de técnicos-administrativos via concurso público”, complementa o coordenador.

Reunião Ana Paula.

Ainda no dia 02, a reitora recebeu a visita da deputada estadual Ana Paula Lima que, representando o deputado federal Décio Lima, anunciou a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil a ser investido no Campus Blumenau. Segundo a pró-reitora de Administração, Delides Lorensetti, o recurso será investido na construção do refeitório do Campus. “O IFC entrará com outro montante para que a obra possa ser realizada”, diz ela.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Robert Lenoch, o projeto de engenharia a ser usado na construção do refeitório será o mesmo executado em Videira e São Bento do Sul. “Estamos atualizando a planilha orçamentária e adequando o projeto, mas o objetivo é otimizar projetos como forma de promover a economicidade de tempo e recursos humanos do IFC”, salienta ele.

Reunião Pedro Uczai.

No dia 03, a reitora Sônia recebeu, no fim da tarde, a visita do deputado federal Pedro Uczai, do prefeito Rudimar Borcioni, do presidente da Associação Comercial e de vereadores de Campo Erê, para tratar da possibilidade de o IFC desenvolver algumas atividades na cidade. Atualmente o município possui uma estrutura de CEDUP (Centro de Educação Profissional do Governo do Estado), onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão, em parceria com a Epagri e a Embrapa, com vistas ao desenvolvimento da cultura de oliveiras para a produção de azeite de oliva. O objetivo da reunião foi estabelecer parceria com o IFC para a promoção de cursos de apoio ao desenvolvimento dessa atividade. De acordo com a reitora do IFC, está agendada, para o final deste mês, uma reunião em Campo Erê com as instituições envolvidas. “Acreditamos que a parceria será efetivada”, completa Sônia.

• Texto e fotos: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de março de 2016, às 20:00 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).