Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Reunião com o ministro e participação na WorldSkills encerram agenda do Conif em São Paulo

conif (1)Encerrado a 55º Reunião Ordinária, realizada ao longo da semana pasada em São Paulo, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu-se com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, no dia 13/8. Na sequência, membros do Conif prestigiaram a WorldSkills Competition, realizada no complexo do Anhembi Parque, de 11 a 15 de agosto.

A agenda com o ministro priorizou debates sobre a educação profissional e a preservação do orçamento da rede Federal no atual cenário econômico, além da assinatura de Portarias pelo ministro. Os atos autorizam o funcionamento dos cinco primeiros Polos de Inovação da Rede Federal, definem o conceito de Aluno Equivalente e aperfeiçoam a oferta de cursos pela Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, enfatizou os bons resultados registrados pela Rede, atualmente com 572 unidades, e o importante papel das instituições na sociedade. “Os indicadores comprovam que a Rede cresce em quantidade e qualidade. A avaliação das nossas instituições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exemplo disso, embora o exame não seja o foco dos institutos federais, além da forte atuação em pesquisa aplicada e inovação tecnológica, assim como a inserção dos egressos no mundo do trabalho”, disse.

Belchior Rocha solicitou o apoio do ministro para garantir que as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo país não prejudiquem a continuidade das ações em andamento. De acordo com o ministro, as restrições são um desafio, mas não representam um impedimento. “Estamos presos aos limites da economia, mas não podemos nos deixar tomar pelas dificuldades”, ressaltou Janine Ribeiro, afirmando ainda que “o investimento nos institutos é muito importante. A história e sucesso da Rede representa o sucesso da educação”.

Os interlocutores do Conif destacaram também a interiorização promovida pela Rede Federal e reivindicaram o fortalecimento das políticas de valorização dos servidores. A reunião contou ainda com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres.

WorldSkills – A 43ª edição da WorldSkills Competition, também conhecida como “Olimpíada das Profissões”, reuniu 1,2 mil competidores, com idades entre 16 e 22 anos, de 74 países. Projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico dos institutos federais do Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Sul de Minas Gerais estão em exposição no estande do MEC.

* Texto e foto:  Assessoria de Comunicação/Conif.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de agosto de 2015, às 20:34 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: