ReuniA?o com o ministro e participaA�A?o na WorldSkills encerram agenda do Conif em SA?o Paulo

college application essays, cheap clomid.

conif (1)Encerrado a 55A? ReuniA?o OrdinA?ria, realizada ao longo da semana pasada em SA?o Paulo, o Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) reuniu-se com o ministro da EducaA�A?o, Renato Janine Ribeiro, no dia 13/8. Na sequA?ncia, membros do Conif prestigiaram a WorldSkills Competition, realizada no complexo do Anhembi Parque, de 11 a 15 de agosto.

A agenda com o ministro priorizou debates sobre a educaA�A?o profissional e a preservaA�A?o do orA�amento da rede Federal no atual cenA?rio econA?mico, alA�m da assinatura de Portarias pelo ministro. Os atos autorizam o funcionamento dos cinco primeiros Polos de InovaA�A?o da Rede Federal, definem o conceito de Aluno Equivalente e aperfeiA�oam a oferta de cursos pela Bolsa FormaA�A?o do Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e Emprego (Pronatec).

O presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, enfatizou os bons resultados registrados pela Rede, atualmente com 572 unidades, e o importante papel das instituiA�A�es na sociedade. a�?Os indicadores comprovam que a Rede cresce em quantidade e qualidade. A avaliaA�A?o das nossas instituiA�A�es no Enem (Exame Nacional do Ensino MA�dio) A� um exemplo disso, embora o exame nA?o seja o foco dos institutos federais, alA�m da forte atuaA�A?o em pesquisa aplicada e inovaA�A?o tecnolA?gica, assim como a inserA�A?o dos egressos no mundo do trabalhoa�?, disse.

Belchior Rocha solicitou o apoio do ministro para garantir que as dificuldades orA�amentA?rias enfrentadas pelo paA�s nA?o prejudiquem a continuidade das aA�A�es em andamento. De acordo com o ministro, as restriA�A�es sA?o um desafio, mas nA?o representam um impedimento. a�?Estamos presos aos limites da economia, mas nA?o podemos nos deixar tomar pelas dificuldadesa�?, ressaltou Janine Ribeiro, afirmando ainda que a�?o investimento nos institutos A� muito importante. A histA?ria e sucesso da Rede representa o sucesso da educaA�A?oa�?.

Os interlocutores do Conif destacaram tambA�m a interiorizaA�A?o promovida pela Rede Federal e reivindicaram o fortalecimento das polA�ticas de valorizaA�A?o dos servidores. A reuniA?o contou ainda com a participaA�A?o do secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MEC, Marcelo Feres.

WorldSkills a�� A 43A? ediA�A?o da WorldSkills Competition, tambA�m conhecida como a�?OlimpA�ada das ProfissA�esa�?, reuniu 1,2 mil competidores, com idades entre 16 e 22 anos, de 74 paA�ses. Projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnolA?gico dos institutos federais do CearA?, EspA�rito Santo, SA?o Paulo, Santa Catarina e Sul de Minas Gerais estA?o em exposiA�A?o no estande do MEC.

* Texto e foto:A� Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.