ReuniA?o debate a adequaA�A?o de projetos pedagA?gicos nas licenciaturas

Siepe-licenciaturaDurante a realizaA�A?o do III SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Siepe), realizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), entre os dias 22 e 24 de junho, na Unidade Urbana do Campus writing workshops, buy dapoxetine. Rio do Sul, ocorreu o debate sobre a adequaA�A?o dos Projetos PedagA?gicos dos cursos de licenciatura A�s Diretrizes Curriculares Nacionais para a formaA�A?o inicial em nA�vel superior (ResoluA�A?o CNE/CP NA? 2, de 1A? de julho de 2015).

Na oportunidade, os coordenadores de cursos de licenciaturas do IFC, os membros do NA?cleo Docente Estruturante (NDE) desses cursos, o Grupo de Trabalho das Licenciaturas, a prA?-reitora de Ensino Josefa Surek e a reitora SA?nia Fernandes realizaram um importante movimento institucional. Para Josefa, a realizaA�A?o de um estudo aprofundado da legislaA�A?o A� um passo que ruma A� institucionalizaA�A?o dos nossos cursos de licenciaturas. a�?Este movimento, conduzido pelo GT de forma democrA?tica e participativa, A� um exemplo e um avanA�o que fortifica o IFC quanto ao compromisso da qualidade social da educaA�A?o, diante da formaA�A?o de professores que atuarA?o na educaA�A?o bA?sicaa�?, reforA�a.

A partir da reuniA?o, diretrizes institucionais foram constituA�das a respeito daA�prA?tica como componente curricular, do estA?gio supervisionado e da dimensA?o pedagA?gica comum a todos os cursos. A continuidade dos trabalhos se darA? junto aos campi do IFC, momento em que a coordenaA�A?o e os docentes dos cursos, com articulaA�A?o da Proen e do GT, construirA?o seu projeto pedagA?gico.

O IFC oferta os seguintes cursos de licenciaturas: CiA?ncias AgrA�colas e QuA�mica em Araquari; Pedagogia em Blumenau; MatemA?tica e Pedagogia em CamboriA?; FA�sica e MatemA?tica em ConcA?rdia; FA�sica, MatemA?tica e Pedagogia em Rio do Sul; MatemA?tica em Sombrio; e Pedagogia em Videira.

*InformaA�A�es: Proen/IFC.

**Fotos: CECOM/Siepe.

Deixe um comentário