Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Reunião debate a adequação de projetos pedagógicos nas licenciaturas

Siepe-licenciaturaDurante a realização do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), realizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), entre os dias 22 e 24 de junho, na Unidade Urbana do Campus Rio do Sul, ocorreu o debate sobre a adequação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015).

Na oportunidade, os coordenadores de cursos de licenciaturas do IFC, os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) desses cursos, o Grupo de Trabalho das Licenciaturas, a pró-reitora de Ensino Josefa Surek e a reitora Sônia Fernandes realizaram um importante movimento institucional. Para Josefa, a realização de um estudo aprofundado da legislação é um passo que ruma à institucionalização dos nossos cursos de licenciaturas. “Este movimento, conduzido pelo GT de forma democrática e participativa, é um exemplo e um avanço que fortifica o IFC quanto ao compromisso da qualidade social da educação, diante da formação de professores que atuarão na educação básica”, reforça.

A partir da reunião, diretrizes institucionais foram constituídas a respeito da prática como componente curricular, do estágio supervisionado e da dimensão pedagógica comum a todos os cursos. A continuidade dos trabalhos se dará junto aos campi do IFC, momento em que a coordenação e os docentes dos cursos, com articulação da Proen e do GT, construirão seu projeto pedagógico.

O IFC oferta os seguintes cursos de licenciaturas: Ciências Agrícolas e Química em Araquari; Pedagogia em Blumenau; Matemática e Pedagogia em Camboriú; Física e Matemática em Concórdia; Física, Matemática e Pedagogia em Rio do Sul; Matemática em Sombrio; e Pedagogia em Videira.

*Informações: Proen/IFC.

**Fotos: CECOM/Siepe.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de junho de 2016, às 15:52 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: